CDL POA Talks esclarece as vantagens da utilização do crediário nas empresas

Na quinta-feira, 07 de outubro, a CDL POA e a Rede de Entidades Parceiras realizaram mais uma edição do CDL POA Talks em seu canal do YouTube. No encontro, a coordenadora de Crédito e Prospecção da Entidade, Fabiane Prusch, detalhou as vantagens e a importância do crediário para as empresas e seus clientes. Além disso, demonstrou quais são as melhores técnicas e processos para a implementação de um crediário eficiente, por meio de dicas aplicadas à realidade das empresas a fim de ampliar seu faturamento.  

O crediário é uma modalidade vantajosa tanto para o consumidor quanto para a empresa. Ele significa a possibilidade da concretização de um sonho, de fazer um negócio, de obtenção de conforto, capacitação, saúde física, mental, status social e inclusão social para as pessoas. Já para a empresa, o crediário é uma forma de alcançar faturamento, fidelização, oportunidades, vendas recorrentes, fortalecimento de marca, share de mercado, novos clientes e rentabilidade. As vantagens de oferecer a modalidade também estão na atração de clientes, na maior possibilidade de negociação, na geração de vendas recorrentes e fidelização. Tudo isso faz parte de um ciclo virtuoso de mais vendas, mais renda e mais empregos.  

Os segmentos que mais utilizam o crédito garantido são os de calçados confecções, cama, mesa e banho, móveis e colchões, óticas e joalherias e telefonia. A especialista esclarece que as lojas podem cobrar um valor diferenciado para vendas à vista e a prazo, desde que esclareça e estabeleça as condições de acordo com a lei 10962/2004.  

Para a comprovação da existência do crédito, os estabelecimentos precisam gerar o título de crédito, que pode ser nota provisória, na qual o cliente assina um documento para cada parcela ou o termo de confissão de dívida, emitido em duas vias, também assinadas pelo cliente. Segundo Fabiane, a concessão de crédito, em sua essência, busca informações do passado para um pagamento futuro que gere retorno financeiro. E a gestão do crediário parte de três pilares, que são a prospecção de clientes, a concessão e a recuperação de crédito.   

A especialista reforça que a técnica de coleta de dados deve estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), na qual só devem ser armazenadas as informações necessárias para o crediário. Fabiane descreve os dados imprescindíveis para a ficha cadastral, sendo eles CPF, RG, data de nascimento, telefones, e-mail, profissão, renda bruta, produto ou serviço que está contratando e se a compra é para si ou para amigo. É importante, também, na prospecção, saber se o cliente é sócio de empresa, se é cliente novo ou recorrente, idade, gênero, classe social, localização, se é beneficiário de bolsa família e se o CPF é vinculado a óbito. O cadastro biométrico, digital ou facial é recomendado.   

A seguir, a empresa precisa definir a sua política de crédito, sempre voltada para a segurança e a redução de custo. Nesta etapa, deve escolher utilizar o Cadastro Restritivo, que aponta um ponto de corte no Score ou o Cadastro Positivo, que apresenta uma pontuação por score, levando em conta informações comportamentais, pontualidade, atraso médio, comprometimento futuro, tempo de relacionamento – que torna a apuração mais assertiva, gerando mais vendas e menos risco em um ambiente mais abrangente.  

Fabiane finaliza a apresentação com três dicas aos varejistas, a primeira delas é que a empresa seja associada da CDL Porto Alegre, presente em todo o Estado, por meio da Rede de Entidades Parceiras, composta por mais de 150 representantes do interior. Assim, terá acesso a informações restritivas e positivas dos clientes, dependendo a contratação. Também há a possibilidade de capacitar melhor os colaboradores, além de aproveitar diversos benefícios e oportunidades que a Rede de Entidades parceiras oferece. Na segunda dica, a especialista recomenta o gerenciamento do ciclo de crédito e, por fim, o conselho é para ter uma equipe capacitada, que queira vendar com segurança, tendo uma visão do negócio da empresa.  

________________________________________

Veja também:

Data

07 outubro 2021

Compartilhe