Sobre a CDL Porto Alegre

Instituída em 1960, a Câmara de Dirigente Lojistas de Porto Alegre tem como parte de seu DNA desenvolver o varejo gaúcho, promovendo a troca de informações e compartilhando as melhores práticas entre lojistas e empresários. Sua atuação está estabelecida por meio de serviços prestados às empresas associadas, consumidores e entidades parceiras de diferentes segmentos da Capital gaúcha e de diversas regiões do Estado.  

Aliada à sua Rede de Entidades Parceiras, distribuída em mais de 200 municípios do RS, por meio 130 entidades representativas, a CDL POA vem expandindo sua abrangência territorial e chegou a marca de 2,5 mil empresas associadas e mais de 30 mil CNPJs atendidos, ampliando e potencializando negócios com o suporte da Boa Vista, empresa de inteligência analítica com abrangência nacional.

Ao longo do tempo, a Entidade renovou seu olhar frente ao ambiente empreendedor, convicta de que as mudanças fazem parte de uma caminhada evolutiva. Conectada à realidade do mercado, a CDL POA também tem investido em inovação, aproximando-se de startups para o desenvolvimento do varejo e o ambiente de concessão de crédito, e de projetos de transformação tecnológica, como o Instituto Caldeira, do qual é sócia-fundadora e onde possui um espaço próprio e para estimular projetos que tragam soluções ainda mais assertivas aos negócios.

Em 2021, a Entidade expandiu sua estrutura física e passou atender empresas associadas, entidades parceiras e consumidores em uma nova sede localizada na Avenida Júlio de Castilhos, nº 377, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS). Além da área administrativa, nesse local foi implementado o CEACON (Centro de Atendimento ao Consumidor), com ampliada área para consultas de CPF e negociações de dívidas, resguardando a saúde financeira e o poder de compra das famílias. Aos empresários, um ambiente para Capacitação também foi disponibilizado, com o objetivo de qualificar o setor frente às novas dinâmicas dos negócios.

Este conglomerado de realizações tangibiliza a evolução da CDL POA durante seis décadas de atuação e trazem a concretude de uma operação sólida e sustentável, que fortalece seus aliados e todo o mercado empreendedor gaúcho.

Valor através do conhecimento

Como pilares norteadores da Entidade durante suas seis décadas de atuação, estão a inovação, crescimento do varejo, capacitação, desenvolvimento, resultados e soluções eficazes.

O objetivo da CDL POA é facilitar o gerenciamento de negócios com segurança, comodidade e praticidade. É entregar inteligência para que suas associadas possam gerenciar seus negócios com segurança. Mais do que ser uma entidade que atua em prol do varejo, é uma organização que entrega qualidade e excelência para o mercado

Pilares da Entidade

DEFENDER

A CDL Porto Alegre valoriza e estimula o comércio e o varejo do Estado, atuando em defesa dos interesses do setor em parceria com o poder público.

ORIENTAR

Através da entrega de conteúdos relevantes sobre mercado, varejo e economia, a CDL Porto Alegre fortalece os negócios de suas Associadas e Entidades Parceiras.

CONSCIENTIZAR

Conscientizar lojistas, associadas e Entidades Parceiras com informações relevantes sobre Cadastro Positivo, LGPD, educação financeira, consumo e todos os temas relevantes do ambiente de negócios.

INSTRUMENTALIZAR

Oferecer soluções ágeis, eficientes e inovadoras, para que nossas associadas potencializem os resultados de seus negócios.

Conselho Diretor

Presidente

Irio Piva

Grupo Elevato

“Há 61 anos, a CDL POA foi criada para representar a união dos lojistas de Porto Alegre e a defesa do comércio. Para tanto, todas as gestões priorizaram a troca de ideias e o aprimoramento do setor, levando a Entidade já há algum tempo a ser reconhecida como referência em tecnologia para o varejo. Preservando e fortalecendo esta linha, minha gestão tem focado na inovação para a transformação dos negócios. Neste período específico em meio à pandemia, pudemos comprovar a importância de todas as decisões tomadas no passado e principalmente da postura firme da CDL POA em defender seus associados com equilíbrio, culminando em um momento de conciliação para resolução dos mais difíceis problemas da nossa história.”

Gestão 2020/2021

Nilva Bellenzier

1ª Vice-Presidente

Bellenzier Pneus

Sérgio Galbinski

2º Vice-Presidente

Casa Louro

Otelmo Albino Drebes

3º Vice-Presidente

Lojas Lebes

Peter Takaharu Furukawa

4º Vice-Presidente

Lojas Quero-Quero

Octávio José Noronha Scheibe

VP Administrativo e Financeiro

Casa do Pão de Queijo

Andreas Renner Mentz

VP Comercial

Spirito Santo

José Roberto Resende

VP de Marketing

Sleep Shop

Carlos Frederico Schmaedecke

VP Relações Políticas e Institucionais

Confraria Masculina

Rômulo Figurelli

VP Micro e Pequenas Empresas

Espaço Dellas

Ricardo André Santos de Oliveira

VP Relações com o Mercado

Ferragem Thony

Ana Cláudia Bestetti

Diretora

Café do Porto

Tiago Jacobus

Diretor

Guido A. Jacobus

Rafael Wainberg

Diretor

Rainha das Noivas

Nelson Jawetz

Diretor

Aduana

Carlos Klein

Diretor

Ishtar

Miguel Raoni

Diretor

Farmais

Geovane Konrath

Diretor

Magazine Luiza

Cesar Augusto Camargo

Diretor

Fattoria 888

Edson Borba

Diretor

Hope

Conselho Deliberativo

Philippe Oliver Alexandre Navaux

Marivaldo Antônio Tumelero

Paulo Roberto Diehl Kruse

José Carlos Hruby

Alcides Debus

Alécio Lângaro Ughini

Alexandre Langer

Atilo Manzoli Jr.

Egídio Pedro Backes

Vilson Nailor Noer

Gustavo Schifino

Mauro Rodrigues Bessa

Marcelo Bruxel

Jacó Lichtmann

Orisvaldino Magnus Scheffer

Cesar Augusto de Souza Camargo

Eduardo Tevah

Linha do Tempo