A cdl porto alegre

Aliada à sua Rede de Entidades Parceiras, distribuída em mais de 200 municípios do RS, com cerca de 160 entidades representativas, a CDL POA vem expandindo sua abrangência territorial e chegou a marca de 2,5 mil empresas associadas e mais de 30 mil CNPJs atendidos, ampliando e potencializando negócios com o suporte da Boa Vista, empresa de inteligência analítica com abrangência nacional.

Ao longo do tempo, a Entidade renovou seu olhar frente ao ambiente empreendedor, convicta de que as mudanças fazem parte de uma caminhada evolutiva. Conectada à realidade do mercado, a CDL POA também tem investido em inovação, aproximando-se de startups para o desenvolvimento do varejo e o ambiente de concessão de crédito, e de projetos de transformação tecnológica, como o Instituto Caldeira, do qual é sócia-fundadora e onde possui um espaço próprio e para estimular projetos que tragam soluções ainda mais assertivas aos negócios.

Em 2021, a Entidade expandiu sua estrutura física e passou atender empresas associadas, entidades parceiras e consumidores em uma nova sede localizada na Avenida Júlio de Castilhos, nº 377, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS). Além da área administrativa, nesse local foi implementado o CEACON (Centro de Atendimento ao Consumidor), com ampliada área para consultas de CPF e negociações de dívidas, resguardando a saúde financeira e o poder de compra das famílias. Aos empresários, um ambiente para Capacitação também foi disponibilizado, com o objetivo de qualificar o setor frente às novas dinâmicas dos negócios.

Este conglomerado de realizações tangibiliza a evolução da CDL POA durante seis décadas de atuação e trazem a concretude de uma operação sólida e sustentável, que fortalece seus aliados e todo o mercado empreendedor gaúcho.

Irio Piva

Presidente

Conselho Diretor

Grupo Elevato

“Há mais de 60 anos, a CDL POA foi criada para representar a união dos lojistas de Porto Alegre e a defesa do comércio. Para tanto, todas as gestões priorizaram a troca de ideias e o aprimoramento do setor, levando a Entidade já há algum tempo a ser reconhecida como referência em tecnologia para o varejo. Preservando e fortalecendo esta linha, minha gestão tem focado na inovação para a transformação dos negócios. Ao longo destas mais de seis décadas, pudemos comprovar a importância de todas as decisões tomadas no passado e, principalmente, da postura assertiva da CDL POA em defender suas associadas, impulsionar parceiras e transformar negócios.”

Gestão 2024/2025

Nilva Bellenzier

1ª Vice-Presidente
Bellenzier Pneus

Carlos Klein

2º Vice-Presidente
Via Condotti

Octávio José Noronha Scheibe

VP Administrativo e Financeiro
Casa do Pão de Queijo

Sérgio Galbinski

VP Comercial
Casa Louro

Carlos Frederico Schmaedecke

VP Relações Políticas e Institucionais
Confraria Masculina

Ricardo André Santos de Oliveira

VP de Inovação
Ferragem Thony

Otelmo Albino Drebes

Diretor
Lojas Lebes

Peter Takaharu Furukawa

Diretor
Lojas Quero-Quero

José Roberto Resende

Diretor
Sleep Shop

Ana Cláudia Bestetti

Diretora
Café do Porto

Rômulo Figurelli

Diretor
Espaço Dellas

Tiago Jacobus

Diretor
Guido A. Jacobus

Edson Borba

Diretor
Hope

David Lasevitch

Diretor
Hering

Cesar Augusto Camargo

Diretor
Fattoria 888

Conselho Deliberativo

Vilson Nailor Noer

Marivaldo Antônio Tumelero

Paulo Roberto Diehl Kruse

Philippe Oliver Alexandre Navaux

Alexandre Langer

Jacó Lichtmann

Atilo Manzoli Jr.

Orisvaldino Magnus Scheffer

Cesar Augusto de Souza Camargo

José Carlos Hruby

Gustavo Schifino

Eduardo Tevah

Alcides Debus

Marcelo Bruxel

Nelson Jawetz

Rodrigo Librelotto Westphalen

Miguel Raoni Silveira

Andreas Renner Mentz

Gilberto Sachet

Conselho Fiscal

Orisvaldino Magnus Scheffer – Titular

Jorge Luiz Leão da Cunha – Titular

Mauro Rodrigues Bessa – Titular

Rafael Wainberg – Suplente

Cesar Augusto de Souza Camargo – Suplente

Jacó Lichtmann – Suplente

Linha do Tempo

Hoje

Estabelecida em uma nova sede desde agosto de 2021, a CDL POA reforça seu compromisso com o varejo, promovendo ações e iniciativas para o desenvolvimento da economia do Estado e entregando soluções que qualifiquem os negócios de suas associadas.
Com foco contínuo em tecnologia para análise de dados, a CDL POA tem a inovação como drive estratégico para acelerar o desenvolvimento de empresas em todo o Rio Grande do Sul.

2020

A CDL POA completa seis décadas. Em um ano de desafios, reforça seu compromisso com o varejo gaúcho atuando com proximidade junto ao poder público em defesa das pautas do setor e criando campanhas e iniciativas de apoio ao comércio e à manutenção dos negócios.
Em junho, lança seu Programa de Inovação para conectar startups de todo o Brasil ao setor do varejo. A iniciativa está alinhada ao seu propósito para os próximos anos: investir em tecnologia e inovação a fim de fortalecer e impulsionar empresas varejistas, reconstruindo estruturas e possibilitando um ambiente de renovação e desenvolvimento dos negócios.

2016

Com a aplicação do novo slogan, Inteligência a Serviço do seu Negócio, a CDL Porto Alegre volta o seu know how e sua expertise para oferecer as melhores soluções para as suas associadas. Através dos seus serviços e sua inteligência, a organização foca no posicionamento de se firmar, cada vez mais, como referência no varejo gaúcho.

2010

A entidade lidera o movimento Chega de Mordida, projeto que teve início pela necessidade de mobilizar o varejo contra a cobrança da diferença de alíquota (DIFA) das empresas optantes do Simples, mas que tem como bandeira maior a luta contra a excessiva carga tributária brasileira. Em 2013, duas importantes vitórias na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul acabaram com a cobrança da DIFA e a CDL Porto Alegre levantou o debate e a consciência do quanto os gaúchos pagam de impostos através do Impostômetro RS. A Equifax se une ao nosso grupo de acionistas que fundaram a Boa Vista Serviços, em novembro de 2010: Associação Comercial de São Paulo (ACSP), controladora; CDL POA, ACP e CDL Rio. Sendo TMG Capital, o acionista gestor. A Equifax passa a ter um assento no conselho de administração. As negociações foram conduzidas pela TMG Capital e a unificação das operações ocorreu sob a marca da Boa Vista Serviços.

2000

No início dos anos 2000, o mundo cada vez mais globalizado faz com que o futuro do varejo seja repensado e novas atitudes sejam tomadas. Planejando o futuro, no final da década a CDL Porto Alegre decidiu se unir a outras entidades de classe do Brasil para formar a Boa Vista Serviços. O projeto foi realizado juntamente com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL Rio).

1990

A CDL Porto Alegre inova e agrega ao varejo gaúcho criando a campanha Liquida Porto Alegre, um projeto que busca movimentar o comércio de Porto Alegre em um período tido como de baixo movimento. Desde 1996, Porto Alegre conta com a maior liquidação realizada no Brasil e fevereiro tornou-se o melhor mês de vendas na capital gaúcha, só superado por dezembro e as festas de final de ano. Também nos anos 90, a CDL Porto Alegre passa a se chamar Câmara dos Dirigentes Lojistas e incorpora o Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC, solução que agregou ainda mais valor à organização. Ainda na década de 90, a entidade cria o CDL Jovem, grupo que reúne jovens lojistas interessados em renovar pessoas e ideias, formar novas lideranças e proporcionar o crescimento pessoal e profissional dos integrantes. Já em 1999, a luta contra a excessiva carga tributária é bandeira da entidade.

1980

No início da década de 80, Porto Alegre já atingia a marca de mais de um milhão de habitantes, podendo então ser considerada como metrópole. Em época de grandes avanços na cidade e de grande movimentação política devido às manifestações de Diretas Já, a CDL Porto Alegre também iniciou um período de grandes mudanças em sua operação. No período, a entidade assinou o primeiro contrato de informatização, aprimorando processos internos para melhor realizar o atendimento às suas associadas.

1970

Tempos de crescimento. Em meio às transformações sociais e políticas do Brasil, os anos 70 representaram época de mudanças em Porto Alegre com positivos reflexos na atividade comercial. Em dezembro do mesmo ano é inaugurado o primeiro shopping de Porto Alegre, o Shopping João Pessoa. O Clube de Diretores Lojistas conta com novos sócios: Lojas Americanas, Sloper, A Brasileira, Alfred, Armazém Riograndense, Bier&Ullman, Camisaria Tahnnauser, Casa Brutscke, Casa Louro, Casa Lyra, Casa Reni, Casa Schmidt, Casa Victor, Cia Geral de Acessórios, Courolândia, Drogaria Panitz, Drogaria Velgos, Elegância Modas, EScosteguy, Fotoarma, Hermes Macedo, H. Theo Moeller, Ibraco, Importadora Karst, JA Luce, JH Santos, Joalheria Cruzeiro, Lavanderias OK, Livraria Sulina, Lojas Saci, Modas Tabajara, Palácio dos Enfeites, Sehbe Simon, Supermercado Mentz, Supermercados Real, Varejo Bromberg.

1968

Em 1968, o Clube de Diretores Lojistas de Porto Alegre tornou-se uma entidade de utilidade pública pela Lei Municipal 3205.

1960

No dia 9 de agosto de 1960, em uma reunião-almoço em uma das salas do restaurante do Palácio do Comércio, iniciam as atividades do Clube de Diretores Lojistas de Porto Alegre. Participaram do encontro nomes como: Jorge Franke Geyer, da Casa Masson; Ricco Harbich, das Lojas Renner; Odo Cazullo e Mario Goldim, da Mesbla; Geraldo Krahe, da Casa Krahe; José Bertaso, representado por Claudio Bertaso, da Livraria do Globo; Lloyd Polydoro, da Casa Coates; David Enzo Guaspari, da Casa Guaspari; Werner Hunsche, da Imcosul. Na pauta, a fundação da entidade que simboliza a união entre os lojistas de Porto Alegre. Um Clube que rejeita a concorrência predatória e que brada pelo coleguismo e pela defesa do comércio. Surge um campo próprio para a troca de ideias e o aprimoramento de técnicas de vendas, além do debate de assuntos de interesse da comunidade.