Parcelamento de compras: a preferência dos brasileiros - CDL POA

Parcelamento de compras: a preferência dos brasileiros

Pesquisas mostram que os consumidores brasileiros costumam optar pelo parcelamento para garantir as aquisições

Diversas pesquisas indicam que o parcelamento de compras está entre as preferências dos brasileiros. Conforme pesquisa do Datafolha, 75% dos usuários de cartões de crédito costumam parcelar suas compras. De acordo com a pesquisa, somente 16% dos entrevistados afirmaram que têm condições de comprar um bem durável à vista.

Os resultados indicam um cenário positivo para o mercado de crédito, pois além de gerar mais oportunidades para empresas que concedem crédito, também é uma forma de fazer mais dinheiro circular, pois torna o consumo mais viável.

Entre os produtos mais comprados dessa maneira estão: roupas ou joias (54%), enquanto nas compras de bens duráveis, a porcentagem é de 39% e, nas farmácias, de 34%. Conforme as informações do levantamento, 73% dos consumidores consultados começaram a usar ou passaram a utilizar mais as formas de pagamento digitais no último ano. Aproximadamente 33% dos entrevistados disseram que passaram a usar ou intensificar o parcelamento no cartão de crédito sem juros

A tendência “Buy Now, Pay Later”, também conhecida pela sigla BNPL – Compre Agora, Pague Depois, está crescendo consideravelmente. Cada vez mais pessoas procuram alternativas para efetuar os pagamentos – sejam eles feitos pelo cartão de crédito ou através da abertura de crediários nas lojas.

Preferência por parcelamento e a concessão de crédito

Os consumidores que não possuem cartões de crédito, por exemplo, encontram no crediário das lojas ou nas empresas financeiras que concedem crédito uma solução. Com o  Score Positivo, as empresas podem realizar avaliações completas sobre os perfis dos consumidores e realizar concessões ainda mais rápidas e assertivas, garantindo menor inadimplência e maiores acessos ao serviço.

Ainda que muitos clientes trabalhem com cartões de crédito, também é possível que estejam com o limite daquele meio de pagamento comprometido e isso significa que precisarão buscar alternativas para finalizar suas compras. E aí entram as oportunidades tanto para as empresas que possuem crediário próprio, quanto para as instituições financeiras que realizam concessões de crédito.

A pesquisa ainda mostra que o crédito é um poderoso aliado do consumidor brasileiro. Nesse sentido, 60% dos entrevistados avaliam com notas 9 e 10, em escala de 0 a 10, para a importância do parcelamento sem juros para a vida financeira. Ou seja, dependem dessa prática para comprar bens e serviços.

Quer saber mais sobre o comportamento dos consumidores em relação ao crédito? Baixe nosso estudo exclusivo neste link.

12 agosto 2022