Análise do Score Positivo aumenta a aprovação de crédito e reduz os índices de inadimplência

A ferramenta auxilia na assertividade da concessão do crédito, identificando a maior probabilidade de pagamento. Assim, as empresas terão mais subsídios para oferecer taxas mais baixas

Os scores de crédito são ferramentas capazes de mensurar o risco de inadimplência, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Por meio da base Cadastro Positivo, que reúne informações dos consumidores, identificando a probabilidade do cliente se tornar inadimplente. A métrica vai de zero a mil e o perfil de cada comprador é construído a partir de dados do Cadastro Positivo sobre como realiza seus pagamentos de empréstimos, financiamentos, parcelamentos e até de contas de consumo.

Para agregar ainda mais valor a essa análise de crédito, em 2019 foi sancionada a lei do Cadastro Positivo, que oferece referências de adimplemento para que as empresas possam reconhecer as práticas individuais de seus consumidores com mais segurança. A ferramenta Score Positivo ajuda na inclusão financeira da população, democratizando o crédito ao gerar pontuações modeladas a partir das informações positivas dos clientes.

Assim, o foco sobre as adimplências permite visualizar a real capacidade de pagamento dos compromissos financeiros. Sendo mais ampla e completa, o formato transmite maior assertividade na análise de perfil dos consumidores, facilitando a aprovação de crédito e reduzindo os índices de inadimplência.

Acessando o Score Positivo através da Consulta Positiva

Ao compreender as práticas de cada comprador em sua totalidade, o Score Positivo diminui os riscos para as empresas que desejam conceder crédito. Diferente do Score Negativo, que muitas vezes limita a concessão ao entregar direcionamentos com base nas informações restritivas do cliente, os dados positivos disponibilizam mais informações sobre a regularidade das quitações, oferecendo melhores subsídios para construir a pontuação.

Dessa forma, o Score Positivo pode ser acessado durante todo o ciclo de negócio – desde o momento da prospecção de clientes, captando consumidores com menor probabilidade de se tornarem inadimplentes, até em situações de concessão de crédito e de gerenciamento de carteira.

A verificação pode ser realizada através da Consulta Positiva, uma das soluções disponibilizadas pela CDL POA. A ferramenta apresenta os relatórios de adimplemento e complementa a tomada de decisão, tornando as vendas mais seguras e fazendo com que a empresa não saia em prejuízo. Além disso, fazendo o reconhecimento de perfil dos clientes, contribui para baixar as taxas cobradas, direcionando o crédito com assertividade.

A Consulta Positiva possibilita ter mais rentabilidade, evitar perdas e alcançar resultados cada vez maiores e melhores. Para fazer uso da plataforma, basta que as empresas associadas solicitem a contratação do serviço. Confira outras informações sobre a solução para pessoa física e jurídica e entre em contato!

19 abril 2022