4 tendências do varejo para os próximos anos de acordo com a NRF 2023 - CDL POA

4 tendências do varejo para os próximos anos de acordo com a NRF 2023

A NRF Retail’s Big Show é a maior feira de varejo do mundo, reunindo expositores e palestrantes de grandes empresas para trazer ao público as principais novidades tecnológicas do mercado que estão revolucionando os negócios. E para ajudar você a entender as principais tendências de varejo e consumo para os próximos anos, separamos aqui os principais pontos discutidos durante o evento. Agora, se quer saber a fundo o que a NRF nos ensinou e como aplicá-las à realidade local, participe do primeiro Pós-NRF de 2023, organizado pela CDL Porto Alegre. Garanta seu ingresso aqui!

O retorno às lojas físicas

A automatização das lojas, facilidade na hora de comprar, opções rápidas e eficientes de pagamento, personalização e contato com os pilares da marca, tudo isso deve ser analisado na hora de construir a jornada do consumidor dentro dos estabelecimentos. O segredo para uma loja física de sucesso está em focar na experiência do seu cliente.

A Madison Reed, empresa de maquiagem, trouxe para suas lojas uma tecnologia muito utilizada no seu canal de vendas online. No e-commerce, os clientes podem provar digitalmente seus produtos, descobrindo seus tons de pele e testando diferentes cores. Agora, nas lojas físicas é possível encontrar painéis com a mesma funcionalidade, de acordo com os vendedores, a ferramenta ajuda na tomada de decisão, aumenta o fluxo nas lojas e o engajamento com os produtos e marcas.

Supply Chain

Com foco na cadeia de suprimentos, esta tendência propõe conhecer o consumidor a fundo para tomar as melhores decisões na hora de reduzir estoques, calcular a taxa de saída de produtos e melhorar a logística e distribuição das empresas. Empresas como a Macy’s e Coach estão utilizando AI (Inteligência Artificial) e ML (Machine Learning) para compreender o hábito de compra dentro dos estabelecimentos. Dessa maneira, as empresas conseguiram reduzir os estoques de produtos, assim como espaço nas lojas, e apostar mais em galpões logísticos em pontos estratégicos para fácil distribuição.

Outro ponto interessante discutido na NRF, é a entrega por drone que se popularizou em alguns lugares durante a pandemia, principalmente na China. Para David Guggina, VP da Supply Chain Operations, ainda que hoje essa tecnologia seja cara, o mercado acredita que hubs de entrega espalhados pelas cidades facilitarão o processo. Além da rapidez e eficiência, há o ponto de vista sustentável da solução.

Omnichannel

O termo que indica a multicanalidade em empresas ganhou ainda mais forças na NRF 2023. Para os palestrantes, os negócios ainda estão muito atrasados no quesito, fazendo com que percam receita e chances de crescimento. Para o gerente geral da Afterpay e Cash App, empreendimentos que apostam em omnichannel atraem muitos mais consumidores, se comparados a lojas que possuem uma jornada única. Outro palestrante que reforça este ponto é o CEO da Swiftly, Sean Turner. De acordo com dados da empresa, experiências personalizadas capturam 48% mais consumidores.

Além disso, diversas pesquisas da CDL Porto Alegre apontam que as compras em lojas físicas sofrem influência consistente dos canais digitais e ajudam na tomada de decisão, bem antes do cliente chegar até a loja. Portanto, teste novos pontos de contato com seus clientes, mas nunca esquecendo de manter a qualidade e a oferta de soluções ágeis e práticas de vendas.

Sustentabilidade e economia circular

Este já foi um ponto importante em 2022, e continuará sendo, visto que as demandas tomam cada vez mais força devido aos impactos ambientais no mundo. A Ikea está com um programa para tornar seu modelo de negócio circular até 2030. A empresa implementou o serviço de recompra e revenda de produtos, no qual clientes podem retornar seus móveis para as lojas em troca de crédito, e a Ikea revende esses itens.

O mercado de luxo também está olhando para a economia circular como oportunidade de lucrar e tornar as marcas mais sustentáveis. De acordo com Emily Erkel, fundadora do atacadista de luxo LePrix, a revenda de luxo tem crescido 11 vezes mais que o varejo tradicional e os consumidores americanos enxergam a compra de peças usadas como algo positivo.

E tem muito mais!

A CDL Porto Alegre produziu diversos conteúdos sobre a NRF 2023 nos seus canais, veja mais novidades no blog ou no Instagram da Entidade.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

19 janeiro 2023