Recuperação de crédito é peça-chave para empresas equilibrarem fluxo de caixa na pandemia

JUNHO, 2020

Em abril deste ano, o número de famílias com dívidas chegou ao seu maior patamar deste janeiro de 2010, alcançando 66,6%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As dívidas são referentes a cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro, e estão relacionadas ao período da pandemia do novo coronavírus e à adoção de medidas governamentais de estímulo ao crédito para manutenção do poder de compra dos consumidores.

Por isso, a atenção à inadimplência precisa ser redobrada. Com o cenário econômico instável, cresce a possibilidade do aumento de dívidas não pagas. Segundo dados da Boa Vista, parceira de negócios da CDL Porto Alegre, o inadimplemento no Brasil teve alta de 5,8% no mês de abril. Com tantas dificuldades, empresários precisam estar atentos aos hábitos de consumo da população e preservar o fluxo de caixa.

O processo de cobrança é algo necessário para a manutenção da receita da empresa, neste contexto, e garante que os pagamentos continuem acontecendo. Uma régua de cobrança inteligente se mostra determinante, pois com acionamentos múltiplos, que contemplam soluções de recuperação de crédito, e uma gestão planejada é possível garantir prioridade de recebimento em relação a outros credores.

Ações de recuperação de crédito aliadas à revisão das políticas de risco, que permitam ampliar a oferta de crédito, são fundamentais neste momento de crise para que as empresas possam garantir a manutenção dos ativos e até aumentar o faturamento.

Veja as soluções da CDL POA para recuperação de crédito

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

16 junho 2020