Quais as etapas para uma análise de crédito segura?

Quais as etapas para uma análise de crédito segura?

28

JANEIRO, 2021

Notícias

A análise de crédito é essencial para a segurança de empresa que realizará o empréstimo. Especialmente durante este período de crise provocado pela pandemia do corononavírus, pois a perda econômica do País tem atingindo patamares históricos. A primeira etapa, essencial para se conceder um crédito, é a identificação correta do comprador. Esta medida evita muita dor de cabeça provocada por golpes em que documentos de outras pessoas são utilizados. Uma medida simples, como a conferência da documentação é vital para a operação. Nestas ocasiões, não se deve aceitar documentos de parentes ou amigos, mesmo que a intenção pareça de boa-fé.

A seguir, a empresa deve buscar em seu próprio banco de dados informações sobre o cliente. Se há débitos pendentes, ou uma dívida já contraída. Esta etapa também mostra, de forma segura, se a loja está lidando com um bom ou mau pagador e avaliar o ticket médio do cliente. Outro ponto essencial é a solicitação do comprovante de renda. Apesar de invasiva, a medida faz com que a empresa não exceda 30% da renda do comprador na dívida, esta etapa é muito importante essencialmente no primeiro contato entre as partes.

Para saber de forma completa como está a situação financeira do candidato à uma concessão de crédito, são utilizados os bancos de dados dos órgãos de proteção ao crédito, e é fortemente recomendado que a empresa faça uso de algum dos disponibilizados no mercado, como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), parceiro da CDL POA. Estes serviços proveem informações sobre inadimplência de pessoa jurídica ou física, a fim de garantir que o sistema de vendas a crédito possa tomar as melhores decisões durante as vendas e traçar estratégias para acertar nos limites de limite de crédito.

Para uma análise de crédito profissional que minimize o maior percentual do risco e não ocasione uma perda de oportunidades, é recomendada a etapa de utilização de um sistema automatizado de análise de crédito. Nesses sistemas, a empresa insere dados de compra e políticas de crédito internas e junta às informações fornecidas pelo bureau de crédito contratado pela companhia. Esses dados compõem o histórico de crédito que o cliente construiu no mercado e correspondem às negociações e pagamentos que foram feitos no passado.

Confira o fluxo de concessão de crédito com segurança:

Para melhorar ainda mais o processo de análise e concessão de crédito, já é possível ter acesso às informações do Cadastro Positivo. Agora, as empresas conseguem enxergar o histórico de bom pagador dos consumidores, compreendendo que um débito em atraso pode ter sido apenas uma questão pontual na sua vida financeira, tornando as políticas de risco mais refinadas e inclusivas. Através das consultas positivas, é possível conceder crédito e garantir mais receita para as empresas.

 

Data

28 janeiro 2021

Compartilhe