O futuro é agora: CDL Porto Alegre celebra 61 anos inaugurando um novo momento

Nesta segunda-feira, dia 9 de agosto de 2021, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) completa 61 anos de serviços prestados ao varejo e ao comércio do Rio Grande do Sul, celebrando sua atuação direcionada para defesa e valorização das atividades econômicas de suas associadas, das entidades empresariais parceiras de todas as regiões do Estado, e consumidores.

As ações realizadas nos últimos anos e a trajetória de serviços relevantes prestados ao comércio, prepararam a CDL POA para um novo momento. Uma nova fase, compartilhada com toda a sociedade após tempos desafiadores provenientes da pandemia de Covid-19, e que ainda fazem parte da realidade. As evoluções do mercado e as adversidades impulsionaram o setor varejista para grandes transformações, o que levou a CDL POA a investir em plataformas e soluções que auxiliam nesta retomada coletiva do ambiente empresarial, como a recuperação de crédito humanizada, a priorização do cadastro positivo, a proteção da lei geral de dados, o desenvolvimento de soluções inovadoras, a aproximação com startups para oxigenação de serviços, e o conhecimento difundido por meio de capacitações e conteúdos digitais para qualificação das empresas e profissionais do mercado.

A Entidade renovou seu olhar frente ao ambiente de negócios, convicta de que as mudanças fazem parte de uma caminhada evolutiva. Assim, construiu um legado alicerçado em trabalho, ética, defesa, orientação, instrumentalização e conscientização de todos que compõem a força produtiva do comércio.

Aliada à sua Rede de Entidades Parceiras, distribuída em mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul, por meio 140 entidades representativas, a CDL POA vem expandindo seu alcance territorial, superando a marca de 2,5 mil empresas associadas e mais de 30 mil CNPJs atendidos, ampliando e potencializando negócios com o portfólio da Boa Vista, empresa de inteligência analítica com abrangência nacional. Nesta trajetória de apoio e suporte ao ecossistema empreendedor, o propósito da CDL Porto Alegre tornou-se, antes de tudo, entregar facilidades para suas associadas gerenciarem negócios com segurança, contribuindo com o desenvolvimento econômico do Estado.

Conectada a esta nova realidade e se posicionando como provedora de soluções para a cadeia econômica do comercio, a Entidade consolida o trabalho desenvolvido desde a década de 1960, e moderniza suas instalações, a partir da abertura de sua nova sede, localizada na Avenida Júlio de Castilhos, nº 377, no Centro Histórico de Porto Alegre (RS). A nova estrutura oferece amplo e moderno espaço para o atendimento de associadas, entidades e consumidores. O CEACON (Centro de Atendimento ao Consumidor) terá sua área ampliada para melhor atendimento dos consumidores, que poderão realizar a consulta de seus CPFs e negociar dívidas, resguardando a saúde financeira e o poder de compra das famílias, diante do cenário econômico e social atual, propício ao superendividamento e à inadimplência. Aos empresários, uma nova área de Capacitação estará disponível, para a realização de cursos e eventos, com o objetivo de qualificar o setor frente às novas dinâmicas dos negócios. Oportunidade para as empresas retomarem seus negócios, os serviços de Recuperação de Crédito também serão expandidos, com ampliação da equipe, atendimento humanizado e conectado com as necessidades das empresas associadas.

Valorizando e investindo em inovação, a CDL Porto Alegre também abrange sua Rede de Entidades Parceiras, que está em franca expansão e valorização para o fortalecimento econômico regional. Com o suporte da Boa Vista, a CDL POA estimula a competitividade do setor, promovendo a inovação em todas as pontas da cadeia produtiva, valorizando a inteligência de dados e direcionando serviços para o viés analítico. Ainda, dentro desse movimento de transformação, a CDL POA atua como sócia-fundadora do Instituto Caldeira, importante hub de inovação do RS localizado no Bairro Navegantes, em Porto Alegre (RS), onde possui um espaço próprio e desenvolverá projetos que tragam soluções ainda mais assertivas aos negócios, a partir de análises econômicas, desenvolvimento de novos serviços, relacionamento institucional e referência para os mercados de crédito e varejista.

Este conglomerado de realizações consolidam o Novo Momento da CDL POA, fortalecendo seus aliados de forma sólida e sustentável. Pelos feitos já realizados e pelos que ainda estão por vir, a CDL POA segue com espírito de prosperidade, vislumbrando tempos melhores e um futuro promissor para o ambiente empresarial. Convicta de que o futuro é o agora, a CDL POA reafirma para as próximas décadas seu propósito de impulsionar negócios e desenvolver soluções inovadoras para o mercado.

09 agosto 2021