Novos mecanismos auxiliam empresas na análise de riscos de crédito para o período da crise

JULHO, 2020

O Índice de Vulnerabilidade e o Score de Risco Otimizado apoiam empresas que buscam mais rigor nas decisões creditícias de seus clientes, pessoas físicas e jurídicas

Com o isolamento social ainda em boa parte do País e um contexto econômico crítico, há a necessidade de se fomentar novos mecanismos para análise de riscos e adotar políticas mais conservadoras para assegurar a saúde financeira das empresas. Em linha com a volatilidade do contexto atual, a parceira de negócios da CDL Porto Alegre – Boa Vista Serviços – criou duas soluções: o Índice de Vulnerabilidade e o Score de Risco Otimizado para crises.

O Índice de Vulnerabilidade busca identificar a fragilidade econômica dos indivíduos durante o período de crise. Com valor de 1 a 6, o índice abrange toda a população brasileira e utiliza fontes diferentes das que são usadas habitualmente nos scores da Boa Vista permitindo identificar de forma independente tais comportamentos. Para esse indicador, há uso de inteligência habitual dedicada à identificação de padrões observados nas informações de emprego, demográficas e setoriais, com fontes de dados públicas e proprietárias.

Por exemplo, indivíduos que atuam no comércio em grandes cidades, tendem a ser avaliados com uma valoração mais crítica, enquanto profissionais concursados e que moram em municípios do interior podem ter uma classificação mais branda, do ponto de vista econômico.

“Modelos de crédito olham para o passado financeiro do indivíduo, e estão relacionados a seu histórico e pagamento. Em situações de problemas sistêmicos, como nos dias de hoje, isolados, não são suficientes para identificar comportamentos futuros. O Índice de Vulnerabilidade traz uma análise setorial e demográfica permitindo ajustar o risco em função da evolução da crise. É muito importante para estratégias de segmentação de clientes”, informa Alexandre Xavier, Diretor de Produtos da Boa Vista.

A outra solução é o Score de Risco Otimizado, um complemento ao cadastro negativo que traz uma avaliação mais conservadora do cliente e que tem como objetivo melhorar a assertividade na identificação do consumidor inadimplente no curto prazo. A solução pode ser aplicada tanto para Pessoa Física quanto para Pessoa Jurídica. “Para ambos os públicos, criamos um algoritmo mais conservador que o habitual, cujo objetivo é minimizar o risco das decisões atuais, a fim de oferecer mais segurança ao credor na concessão de crédito, em especial nesse momento de extremas mudanças. Decisões erradas hoje custarão muito mais caro do que custavam até agora”, avalia Xavier.

As duas soluções têm caráter tempestivo. Como o mercado está vivendo um momento atípico, as análises feitas com situações passadas podem não ser o melhor guia para o cenário atual. Nesse sentido, o Cadastro Positivo também se apresenta como uma alternativa. Traz consigo uma excelente ideia do fôlego financeiro dos consumidores, ajudando em muito as decisões atuais. A avaliação de bons e maus pagadores fica em muito aperfeiçoada, o que permite um controle melhor da inadimplência. Todas as soluções são de fácil navegação e estão disponíveis de forma on-line.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

03 julho 2020