Inserção de 30 bilhões do FGTS promete movimentar a economia

Inserção de 30 bilhões do FGTS promete movimentar a economia

17

FEVEREIRO, 2017

Economia

Segundo dados da Caixa Econômica Federal, R$ 30 bilhões devem ser injetados na economia através da liberação de saques das contas inativas ainda esse ano, dos R$ 43,6 bilhões disponíveis para saque. Podem sacar todos os trabalhadores com contas inativas em 31 de dezembro de 2015 e que ainda não utilizaram o seu fundo.

A crise econômica foi especialmente severa para o nível de emprego no Brasil, cuja queda é apontada pelos consumidores inadimplentes como o principal fator de que gerou a inadimplência nos últimos anos, segundo a pesquisa de perfil do consumidor inadimplente brasileiro da Boa Vista Serviços. Particularmente para esses consumidores com contas em atraso, a chegada do dinheiro proveniente das contas inativas do FGTS será encarada com alívio, já que esses cidadãos poderão reverter o quadro de inadimplência e voltar a consumir.

Essa injeção de dinheiro ocorre em um momento de pré recuperação da economia brasileira, já que há indícios de que terminaremos o ano em com crescimento econômico (vide relatório Focus). Embora a injeção na economia de recursos do fundo seja limitada (já que não será recorrente), a associação desse processo junto com a saída da crise deve ajudar na recuperação econômica do país.

Acesse as colunas do Economista Victor Sant’Ana.

*VICTOR SANT’ANA É ECONOMISTA DA CDL PORTO ALEGRE E POSSUI GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS E MESTRADO EM ECONOMIA APLICADA PELA UFRGS.

CDL POA

Rua Senhor dos Passos, 235 – 1º andar
Centro Histórico – Porto Alegre/RS
CEP 90020-903

(51) 3017 8000

facebook Twitter LinkedIn Instagram Youtube

Data

17 fevereiro 2017

Compartilhe