Indicadores econômicos: quais a sua empresa deve acompanhar?

Economista da CDL POA, Oscar Frank, lista os principais indicadores que devem ser acompanhados pelas empresas

Indicadores econômicos são ferramentas úteis para a tomada de decisão dos empreendedores. De acordo com o economista da CDL POA, Oscar Frank, os dados representam um termômetro da situação atual e permitem, com o devido tratamento e cruzamento de informações relevantes, traçar diagnósticos e prognósticos com relação ao futuro.

Saber a situação atual da economia e acompanhar as variações colaboram para que os empresários possam inferir o que se pode esperar para os negócios. Na CDL POA são realizados acompanhamentos periódicos de indicadores como: PIB, Taxa Selic, confiança dos consumidores, mercado de trabalho, desemprego, massa salarial, concessão de crédito e inflação, entre outros. “As avaliações derivadas das estatísticas, portanto, são úteis para a gestão dos negócios, incluindo a racionalização da estrutura de custos e a identificação de oportunidades de vendas”, destaca.

De acordo com Frank, hoje a empresa de inteligência analítica Boa Vista – da qual a CDL POA é representante no Estado -, possui a maior base de informações restritivas no Rio Grande do Sul, o que permite monitorar a questão relativa à inadimplência dos consumidores.

O percentual de inadimplentes atualmente, conforme Frank, está crescendo por conta de todo o efeito negativo que o cenário econômico tem exercido sobre o balanço financeiro das famílias.

Associadas CDL POA têm acesso a análise econômica completa

A Taxa SELIC, para fins de exemplificação, baliza o custo para diversas linhas de empréstimos. Ou seja: se a Taxa Selic sobe, o crédito encarece. Outro indicador que deve ser acompanhado é a confiança dos empresários (propensão para realizar investimentos e contratações) e dos consumidores (disposição para efetuar gastos).

Muitas vezes clientes e empresas têm recursos disponíveis, mas, caso não se sintam seguros, não desembolsarão, algo que afeta negativamente os movimentos da economia.

Além do amplo conjunto de variáveis citadas anteriormente, também é importante analisar o que acontece com as principais economias do mundo, além do setor externo – taxa de câmbio, exportações e importações. “Tudo isso acaba interferindo no dia a dia das empresas. Os indicadores relevantes são muitos, dependendo de cada segmento de atuação das empresas”, esclarece.

Inadimplência: um dos indicadores que vêm chamando atenção

De acordo com Frank, o aumento da inadimplência vem chamando atenção ao longo dos últimos meses e pode ser um fator preocupante para 2022. Em 2020, em função da crise provocada pela pandemia da Covid-19, o Brasil registrou forte recessão. Na época, segundo Frank, foi verificado um recuo expressivo da inadimplência por diversas razões. “Pode parecer contraintuitivo, mas alguns fatores explicam essa aparente dicotomia, como o auxílio emergencial, a poupança formada pelos agentes diante da incerteza e a carência temporária do pagamento de dívidas herdadas do passado”, pontua.

Embora 2021 não tenha sido marcado por aumento expressivo na inadimplência, temos observado uma trajetória ascendente neste indicador ao longo dos últimos meses. De acordo com Frank, a inflação pressionada, o processo de elevação das taxas de juros e a massa salarial inferior ao contexto pré-COVID acabam impactando significativamente na inadimplência.

As associadas da CDL POA têm acesso a análises completas de Oscar Frank e os resumos do monitoramento dos indicadores recorrentes também são publicados no site da CDL POA.

13 maio 2022