Pesquisa Boa Vista: 91% dos consumidores já tiveram crédito negado ao menos uma vez

Levantamento também aponta os principais motivos pelos quais o consumidor acredita não ter obtido o acesso ao crédito solicitado

Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista, com cerca de três mil consumidores, em nível nacional, mostra que 91% dos entrevistados já tiveram crédito negado ao menos uma vez ao longo de toda a sua vida financeira.

Segundo o estudo, as principais causas apontadas pelos consumidores entrevistados como um dos problemas ao tentar solicitar crédito no mercado são: possuir score de crédito baixo (43%), e ter restrições no nome, mencionada por 42% dos respondentes. Em seguida, não ter como comprovar renda (11%), não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (1%). “Todas essas causas, de fato, podem dificultar a tomada de crédito por parte do consumidor, já que as empresas levam em conta informações sobre comportamento de pagamentos dos clientes, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas, para realizar a análise e se decidir pela concessão”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

A pesquisa também verificou a compreensão sobre o Cadastro Positivo por parte do consumidor. Em 2022, a Boa Vista constatou que 94% dos consumidores afirmam ter ciência do Cadastro Positivo, frente aos 78% registrados em 2021. Porém, entre as pessoas que dizem não conhecer o Cadastro Positivo, a maioria também não sabe como e onde consultar suas informações. O Cadastro Positivo é um banco de informações com registro do histórico de pagamentos em dia dos consumidores.

Cerca de 44% dos consumidores entendem que o Cadastro Positivo deve fazer com que sejam reconhecidos pelas contas pagas e não somente por dívidas. O estudo também apontou que sete em cada dez, ou 71% dos consumidores que conhecem o próprio score, atribuem grande importância da nota na vida financeira.

“Uma diminuição da taxa de juros médio e a inclusão de consumidores no mercado de crédito são impactos positivos para a economia do país, e só podem ser alcançados por meio da disponibilização de informações cada vez mais precisas para a concessão de crédito”, finaliza Flávio Calife.

Consumidor Positivo

Saber se as informações de pagamento já fazem parte do Cadastro Positivo, ter acesso ao score de crédito e aos débitos registrados no CPF é um direito do consumidor. Na Boa Vista é possível consultá-las de forma simples, rápida e segura, gratuitamente, no site www.consumidorpositivo.com.br.

Metodologia

As conclusões foram extraídas das pesquisas da Boa Vista que abordaram o tema Cadastro Positivo realizadas com consumidores em 2017, 2018, 2021 e 2022. Os estudos, com abrangência nacional, contemplam as opiniões de pouco mais de três mil consumidores.

10 março 2022