Estudo da Boa Vista revela maior otimismo de representantes dos setores de comércio, serviços e indústria

Para 34% dos empresários brasileiros haverá aumento no volume de vendas no Dia dos Pais em relação às realizadas no ano anterior, segundo pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa de inteligência analítica. O otimismo é maior do que o verificado no ano passado, quando apenas 12% acreditavam ampliar as comercializações nesta data comemorativa.

A perspectiva positiva está baseada na percepção de que há uma demanda reprimida por compras físicas, o que, para 75% dos empresários entrevistados, irá gerar boas oportunidades de negócios. A visão otimista se dá também na comparação com o desempenho das vendas verificado no Dia das Mães, comemorado em maio. Para 16% dos participantes, o volume de vendas no Dia dos Pais deve ser superior do que o daquele período.

“A melhora de alguns indicadores econômicos somada à evolução dos índices de vacinação são fatores que geram uma expectativa mais positiva para os empresários, principalmente dos setores de comércio, serviços e indústria, que foram os abordados na pesquisa”, afirma Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Ainda segundo o levantamento realizado pela empresa, 22% dos empresários acreditam que os consumidores gastarão mais no Dia dos Pais de 2021, em relação ao ano passado, enquanto em 2020 este índice chegava a apenas 10%. De acordo com os participantes da pesquisa, o ticket médio das compras deve ser de aproximadamente R$ 131,00. No mesmo período do ano passado, o ticket médio previsto era de R$ 123,00.

Itens de vestuário são as opções de presente que mais devem ser compradas neste ano, segundo 37% dos entrevistados, enquanto em 2020 estes itens eram apontados por 39%. Em segundo lugar aparecem os acessórios, como cintos e carteiras, indicados por 21% dos participantes, contra 16% no ano passado. Já os aparelhos e itens de telefonia ocupam a terceira posição, mencionados por 12% dos empresários, ante 9% no ano anterior.

Pouco mais da metade (53%) dos empresários ouvidos pretendem investir em meios virtuais para aumentar as vendas. Este índice foi maior na pesquisa realizada pela empresa no mesmo período do ano passado, quando 64% dos participantes confirmaram investimentos em Market Places. Tendo em vista as mudanças nos hábitos dos consumidores, 90% dos empresários declararam que continuarão investindo em vendas digitais mesmo após a pandemia.

O otimismo é ainda maior para as vendas de final de ano em comparação ao Dia dos Pais. Segundo o levantamento, 70% dos empresários participantes acreditam que o volume de vendas seja maior no 4º trimestre, nas festas de fim de ano, quando uma parcela maior da população estará vacinada.

Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de entrevistas online, entre 08 e 30 de junho. Contou com a participação de aproximadamente 600 respondentes, representantes de empresas dos setores de serviços, comércio e indústria de todas as regiões do país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%.

03 agosto 2021