Diretoria da CDL POA debate nova reunião com prefeito Marchezan em busca de flexibilização e recebe o secretário estadual Lorenzoni

AGOSTO, 2020

Na reunião online de diretoria da CDL POA desta segunda-feira (03), os dirigentes repercutiram a carta das entidades defendendo a reabertura das atividades econômicas na Capital, encaminhada ao prefeito Nelson Marchezan Júnior neste domingo (02). O material também impactou na realização de uma reunião nesta segunda-feira (03), às 15h, entre a Prefeitura Municipal e as mais de 20 lideranças que assinaram o documento.

Dentre as argumentações defendidas pelos dirigentes estão a separação equivocada entre saúde e economia para manutenção da vida, as decisões não coesas sobre a restrição de serviços de drive thru e take away para atividades não essenciais, entre outras. O presidente Irio Piva também falou sobre o levantamento realizado pela CDL POA no mês de julho, sobre o registro de casos de Covid-19 em empresas da Capital.

A pesquisa mostra que dentre os 7,2 mil trabalhadores das empresas do comércio e do varejo de Porto Alegre, apenas 24 testaram positivo para a doença, o que resulta em um percentual de contágio de 0,33%. Piva salientou que nenhum dos casos teve registro de disseminação dentro dos estabelecimentos comerciais: “isso demonstra o alto nível de adesão às normas de saúde e higiene e à segurança sanitária dos locais”. O presidente Piva e a vice-presidente Nilva Bellenzier usaram suas empresas como exemplos desse dado, pois ambos possuem mais de 200 funcionários, em lojas espalhadas pelo Estado, e tiverem registros de 3 a 4 funcionários contaminados fora do ambiente de trabalho. O vice-presidente Ricardo Oliveira ainda salientou que em seus negócios não houve nenhum registro de coronavírus entre os profissionais.

Em um segundo momento, a reunião contou com a presença virtual do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, que apresentou as diferentes frentes de trabalho da Pasta em prol do fortalecimento de empresas, e da geração de empregos e renda, mesmo em meio à pandemia. “Concordo com o Irio, com os protocolos rígidos, não é no comércio que as pessoas se contaminam. Sou parceiro para encontrarmos caminho comum para juntarmos todas as pontas e retomarmos a economia na urgência que o tempo impera”, detalhou Lorenzoni.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

03 agosto 2020