Como se beneficiar do Cadastro Positivo

JANEIRO, 2021

CDL POA esclarece aspectos para o consumidor tirar maior proveito do mecanismo

O Cadastro Positivo já é uma realidade. Ele é similar a um boletim escolar, que registra os pagamentos realizados pelo cidadão em um histórico de crédito e transforma esse comportamento em nota ou pontuação. Por isso, permite uma análise mais justa na hora de uma solicitação de crédito, pois a capacidade de pagamento também será considerada.

As contas pagas, como empréstimos e financiamentos e contas de serviços continuados, como energia, água e telefone, são apuradas e ajudarão a reconhecer o bom pagador. Assim, os credores podem avaliar o que a pessoa paga e não apenas as dívidas que possa ter. Caso haja uma dívida, o cliente poderá mostrar ao lojista que se trata de um imprevisto pequeno diante dos outros pagamentos que são mantidos em dia. Com o Cadastro Positivo, há mais chances para aquisição de crédito, além da possibilidade de juros menores, financiamentos e prazos adequados ao perfil.

O cliente pode consultar gratuitamente a sua pontuação de crédito (score) e suas informações do Cadastro Positivo. As empresas também podem utilizar as consultas positivas para fazer uma análise de crédito melhor e oferecer condições de venda a prazo mais adaptadas.

É importante ressaltar que o Cadastro Positivo não afeta o sigilo bancário e não invade a privacidade. Só fazem parte dele as informações do comportamento de pagamento. Saldo em conta corrente, extrato bancário e dados de poupança não fazem parte do Cadastro Positivo e são protegidos pela Lei do Sigilo Bancário. Os dados pessoais são utilizados somente com a finalidade de avaliar a concessão de crédito ou de transações comerciais e empresariais.

O cidadão pode cancelar ou reabrir seu Cadastro Positivo sempre que quiser, entretanto, é recomendado que ele se mantenha sempre ativo, pois há mais chances de se obter crédito no mercado, juros menores e financiamentos e prazos adequados ao perfil. A consulta pode ser realizada por empresas e pelo portador do CPF de forma gratuita nos portais dos birôs de crédito, como o Boa Vista SCPC.

Saiba mais sobre como o Cadastro Positivo pode ajudar a sua empresa

26 janeiro 2021