Recentemente, o WhatsApp lançou uma ferramenta que permite a realização de transações financeiras por meio do aplicativo. O WhatsApp Payment ou WhatsApp Pay é uma ferramenta simples de operar, gratuita e que oferece diversas funcionalidades para os pequenos negócios. No quesito segurança, o aplicativo utiliza a plataforma Facebook Pay, com transações realizadas pela Cielo, player já consolidado no Brasil.
Em relação às taxas de juros em cima das operações realizadas pelo Whatsapp Business, a cobrança é de 3,99% sob cada transação financeira. Uma taxa não muito diferente do que já é praticado no mercado, mas o mais interessante, neste momento, é a oferta ao cliente de mais uma opção de pagamento. Vale ressaltar que o empresário deve estar atento às múltiplas plataformas existentes no mercado, para que não fique dependente de apenas uma delas.
Com o WhatsApp Business, é possível divulgar informações da empresa, como endereço, telefone, horário de funcionamento. Além disso, a ferramenta possibilita uma agilidade nas respostas, permite a criação de catálogos de produtos com preços e viabiliza conexão com a página da empresa no Facebook.
De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box 2020, o aplicativo WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones do País, e 76% dos usuários do WhatsApp se comunicam com marcas usando o aplicativo.
Para potencializar o seu negócio utilizando o WhatsApp Payment, a CDL POA compartilha algumas dicas importantes:
1 – Criar respostas rápidas, personalizadas, com saudações e ou mensagens de ausência. Assim, seus clientes não ficarão nunca sem resposta, e você poderá estabelecer um fluxo de trabalho;
2 – Criar catálogos de produtos com preços;
3 – Conectar o WhatsApp com a página da empresa no Facebook. Vale lembrar que a página deve estar constantemente atualizada e com interações em dia;
4 – Divulgar o número de WhatsApp da empresa em todas as comunicações;
5 – Cuidar da rede de contados, pedindo autorização para enviar comunicados sobre produtos ou serviços; caso o cliente não queira participar dessa rede, aceite com cordialidade;
6 – Prestar um bom atendimento, com informações completas e ortografia correta.
Para mais conteúdos como este, siga acompanhando o nosso blog!