CDL POA Talks: O desafio do empreendedor digital

A CDL POA realizou a segunda edição do CDL POA TALKS – uma série de lives, transmitidas no canal da Entidade no Youtube, com o objetivo de trazer conteúdos para contribuir no entendimento do cenário atual e agregar conhecimento. Esta edição, transmitida nos dias 13 e 15 de julho, teve como convidado o head partnership program na Suiteshare, Israel Muller, que abordou os caminhos que podem auxiliar no impulsionamento dos negócios do empreendedor digital. Confira, a seguir, os principais pontos da live.

TUDO COMEÇA PELO SERA+

Segundo Muller, por meio do SERA+ (site, e-mail marketing, redes sociais, anúncios patrocinados + QRCode) é possível trilhar um caminho que pode render bons frutos no meio digital. “Com esses meios, é possível criar uma rede poderosa, que vai te ajudar a entender o seu público e como e por qual canal abordá-lo. A venda fica muito mais personalizada e você chegará ao seu público-alvo de forma mais rápida. Por exemplo, com um anúncio patrocinado, você consegue selecionar a região em que o material será divulgado”. Lembrou, ainda, que a estratégia pode variar, mas sempre terá esses pontos como pilares.

PESSOAS, PROCESSOS E TECNOLOGIA

O head partnership program na Suiteshare lembrou que, independentemente do tamanho do negócio, é necessário ter as pessoas certas para exercerem as funções ou buscar a própria qualificação para assumir essa tarefa. Outro ponto é ter processos bem terminados sobre fluxo de conteúdo e formato de publicação, sempre pensando no seu público-alvo. Além disso, conforme Muller, é importante ter a tecnologia como aliada, sabendo utilizar todas as suas potencialidades, evitando elementos que podem prejudicar o negócio. “Um exemplo negativo é o envio de fotos de produtos sem a solicitação do cliente. Ao fazer isso, via WhatsApp ou Instagram, por exemplo, você pode afastar a pessoa ou, até mesmo, ficar como spam para um potencial cliente”, ressaltou.

A JORNADA DE COMPRA

Para Muller, seja via digital, por meio físico ou uma mescla dos dois, a jornada de compra do cliente sempre será o mais importante. Ou seja, um site ou um perfil em rede social com informações claras e com o caminho fácil para o cliente adquirir o produto dá mais segurança ao processo de compra. “Da mesma forma que um vendedor confuso pode dificultar ou cancelar uma compra, uma página sem conexão, tem o mesmo poder”, afirmou.

ESTRATÉGIA DE VENDA PASSO A PASSO

Na segunda parte da Live CDL POA Talk, realizada na quinta-feira (15), o head partnership program na Suitesahre, Israel Muller, mostra que, para realizar uma estratégia de venda digital, é necessário ter uma ter uma base de leads. A partir das informações contidas no CRM, é possível segmentá-las por comportamento de compra. A ideia é trabalhar com leads que já existam e não pagar para adquiri-los. Caso a empresa não tenha a organização de um CRM automatizado, a segmentação de leads pode ser feira com os últimos contatos que compraram pelo WhatsApp. A partir de dados como nome e e-mail e do conhecimento do comportamento de compra, monta-se uma jornada completa, ou seja, que contenha abordagem, recuperação e despedida.

ATUANDO NO FUNIL DE VENDAS

Muller explica que a jornada de venda deve atender às etapas do funil de vendas: atração, conversão, relacionamento, fechamento e pós-venda. Cada uma das etapas, para além da estratégia comercial, faz parte das fases de um relacionamento humano, que vai do conhecimento à conquista. O especialista sugere que as etapas do funil devem levar cliente para o canal do WhatsApp, no qual o vendedor deve ter conhecimento da jornada de compra pela qual ele passou, para finalizar a venda. No caso de a venda ser perdida, deve-se avaliar o motivo, que pode ser pessoal do cliente ou algum erro da empresa. O importante é que ainda haja acesso a este cliente para buscar a motivação.

Assista ao evento dividido nos dois vídeos, logo abaixo:

 

Data

15 julho 2021

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