Ações estruturadas em uma boa política de recuperação possibilitam que o consumidor retorne às empresas
A inadimplência é uma das principais preocupações das empresas no momento de conceder crédito aos seus consumidores. Por isso, adotar uma boa política de recuperação é fundamental para a segurança financeira do negócio.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, que apresenta normas para regular o crédito em geral, um cliente é considerado inadimplente a partir de um dia de atraso no pagamento. Assim, consumidores com débitos podem ser incluídos na base de dados SCPC logo no dia seguinte ao vencimento.
Contudo, para evitar que os índices de inadimplência aumentem, muitos negócios têm reduzido a régua de inclusão em sua política de concessão. Conforme as suas perspectivas, a recuperação de crédito tem sido mais eficaz quando a cobrança é enviada rapidamente, pois os clientes têm o hábito de priorizar pagamentos e voltar a consumir nas empresas que o acionam primeiro.
Como funciona a inclusão no SCPC?
Quando uma empresa associada à CDL POA registra um consumidor inadimplente na base de dados SCPC. Esse é o tempo necessário para que o cliente receba o comunicado de que está em débito e saiba que necessita efetuar o pagamento para retomar a sua aprovação de crédito. Após esse período, o registro se torna público e pode ser visualizado a partir de ferramentas como o Score Restritivo, contribuindo para que empresas parceiras também conheçam o perfil financeiro daquele comprador e diminuam seus riscos no instante da concessão de crédito.
Dessa forma, é importante implementar uma política de recuperação de crédito bem definida e manter a regularidade nas inclusões em SCPC. O momento certo para realizar a inclusão varia de acordo com cada empresa e o ideal é que seja feita no período em que a empresa considerar mais confortável, seja em 15, 20 ou até 30 dias.
Como a CDL POA pode contribuir com a recuperação?
Para evitar situações como essa e proporcionar mais segurança nas concessões de crédito, a CDL POA oferece diversas soluções, como as plataformas de análise de perfil financeiro. Além disso, a entidade também disponibiliza um Score de Recuperação que apresenta a probabilidade que cada cliente tem de efetuar o pagamento e recuperar o seu crédito.
Outro serviço relevante que é prestado pela instituição é a assessoria de cobrança. Com uma vasta experiência na recuperação de débitos, o setor facilita os acordos com os consumidores, atuando com assertividade em seus contatos. Assim, as empresas podem manter seu foco na liberação de crédito e na venda de suas mercadorias, passando à CDL POA o trabalho de cobrança para conseguir melhores resultados.
Por isso, a dica principal é: utilize sempre as ferramentas de consulta disponibilizadas pela CDL POA e antecipe as suas ações de cobrança com apoio. Conheça as soluções através do site e entre em contato para realizar a contratação dos serviços!