Diretoria da CDL POA recebe o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS para debater ações de amparo ao comércio na pandemia
19
ABRIL, 2021
Notícias
Na reunião virtual da diretoria da CDL Porto Alegre desta segunda-feira (19), os dirigentes avaliaram a retomada das atividades comerciais na Capital e o cenário socioeconômico frente à pandemia. Conduzido pelo presidente da Entidade, Irio Piva, o encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum.
Em pauta estavam as ações do Governo do Estado para mitigar os déficits causados ao comércio, varejo e serviços pelo agravamento da crise do coronavírus. O secretário de Estado elencou as iniciativas realizadas e colocou o corpo técnico da Pasta à disposição para auxiliar os setores e promover encontros virtuais que instruam empresários no acesso aos benefícios.
“Buscamos linhas de acesso ao crédito, para que mais recursos chegassem aos empresários, em especial, de pequeno e médio portes. Para isso, BRDE e Badesul estão focados em linhas para capital de giro. Quantos aos problemas vinculados às garantias de crédito, criamos o RS Garanti, com teto de R$ 187 mil por CNPJ e carência de 5 anos. Isso pretende democratizar o acesso ao crédito”, salientou Edson Brum.
Quanto aos programas de amparo, o secretário garante que estão trabalhando por projetos permanentes, que protejam os empreendedores o ano todo, como já acontece com os produtores rurais, por exemplo. “Ao todo, podemos elencar como iniciativas já realizadas até agora pelo Governo do Estado a redução de taxas para imposto de fronteira, busca de recursos junto aos bancos, ampliação do Pronampe, captação de recursos internacionais, auxílio emergencial para atender setores mais prejudicados, como de eventos e turismo, programa de juro zero junto às prefeituras municipais e o RS Garanti”, finaliza o chefe da Pasta.
Os dirigentes da Entidade encaminharam solicitações ao secretário e pediram apoio para uma maior previsibilidade frente às decisões do Governo do Estado, visando a manutenção dos negócios. O presidente Irio Piva agradeceu a presença do secretário e de todos os presentes na reunião quinzenal e frisou seu interesse em dar continuidade às tratativas junto à Pasta, em especial, às reuniões com os membros técnicos do órgão, visando dar um suporte aos empresários que necessitam de apoio para acessar o crédito e os programas do governo: “Estamos convictos que trabalhando em convergência e com maior proximidade teremos mais êxito. Precisamos encontrar soluções, construir pontes, como estamos fazendo aqui, hoje”.