Zoom Pós-NRF apresenta as novidades da maior feira do varejo mundial

Zoom Pós-NRF apresenta as novidades da maior feira do varejo mundial

26

JANEIRO, 2017

Notícia

CDL POA promoveu o primeiro evento do Brasil realizado após a 106ª edição da NRF Big Show

O primeiro evento do Brasil realizado após a 106ª edição da NRF Big Show – a mais importante feira do varejo – foi promovido pela CDL Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (26). Palestrantes e representantes da comitiva liderada pela entidade expuseram as principais novidades e tendências para o segmento trazidas de Nova Iorque para uma plateia lotada no Teatro CIEE, na Capital.

Ao abrir as apresentações, o sócio-diretor da BTR – Educação e Consultoria, Eduardo Terra, falou sobre a importância da renovação do comércio em tempos digitais. Para isso, traçou um novo mapa do varejo no mundo, listando as principais marcas no contexto internacional, trazendo estes cases para a realidade brasileira.

“Temos a ideia de que estas tecnologias irão demorar para chegar aqui, mas engana-se quem pensa assim. Precisamos nos espelhar nos exemplos para aprender a usar de forma eficiente as ferramentas”.

Eduardo Terra

Terra citou tecnologias como os óculos de realidade virtual (usados em e-commerce), a realidade aumentada (que simula, aos moldes do jogo Pokémon Go, a inclusão do produto no ambiente desejado) e os robôs (usados para intermediar o atendimento entre o cliente e o vendedor).

Eduardo Terra apresentou uma nova visão sobre o varejo global, tecnologias emergentes e uso de dados

Dando continuidade à palestra anterior, o fundador da Varese Retail (boutique de estratégia de varejo), Alberto Serrentino, focou no futuro das lojas físicas. De acordo com Serrentino, o modelo que continuará relevante será aquele que reduzir os atritos (entre cliente e empresa) e proporcionar uma experiência de compra agradável. “As pessoas vão continuar indo nas lojas porque querem, não porque precisam. Então, eu tenho de fazer deste momento algo prazeroso, com hospitalidade e afeto”, destaca. Sendo assim, a loja que não se integrar a essa realidade vai perder clientes: “As pessoas estão cada vez mais informadas e conscientes. As empresas precisam, cada vez mais, mostrar o seu papel e o que querem apresentar para a sociedade”, finaliza Serrentino.

Alberto Serrentino destacou a importância da experiência de loja

Também buscando trazer luz para o tema da digitalização do comércio, o gerente da área de serviços da NL Informática e Business Development do Cake ERP, Daniel Pozza, mostrou como a experiência total (conhecer, agradar, provar e confiar) do cliente está cada vez mais acessível e barata. Somente as empresas disruptivas irão sobreviver ao mercado atual.

“Quando alguém diz que a tecnologia matou o seu negócio em dois anos, ele está achando uma desculpa, porque não é a realidade. Temos que estar sempre atentos e acompanhar as mudanças, senão ficamos para trás”.

Daniel Pozza

Ferramentas que permitem a análise cognitiva do cliente (um software que mapeia as suas expressões e permite verificar qual é o sentimento que o vendedor ou a mídia causa no público), a “internet das coisas” (que traz todos os dados da loja), as prateleiras inteligentes (que contém informações e simulam comparações entre produtos e preços) e o espelho inteligente são algumas das inovações citadas por Pozza.

Daniel Pozza apresentou as principais novidades tecnológicas abordadas na NRF 2017

Para fechar, o vice-presidente de Marketing e Relações Internacionais da CDL POA, José Roberto Resende, citou exemplos de lojas de vanguarda visitadas este ano pela delegação. “Temos um recorde de fechamento de lojas físicas. Isto ocorre porque o mundo está mudando. Precisamos mudar também”, conclama. “Mas eu só vou ter uma boa experiência de compra se tiver uma boa experiência de trabalho. O vendedor é fundamental nesse processo, precisamos ouvi-lo para conseguir chegar no coração do consumidor. A experiência afeta a emoção, a oferta afeta apenas o bolso.”

No encerramento, realizou-se um painel com dicas práticas para os lojistas presentes, extraídas dos quatro dias de intensos debates e das apresentações dos principais atuantes do segmento na NRF. Além dos palestrantes, também participou deste momento a proprietária da Bendita Horta, Camila Wait. O presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus, finalizou o Zoom falando brevemente sobre o objetivo da CDL POA em retratar o evento em Nova Iorque aos varejistas gaúchos. Além disso, adiantou que o Liquida Porto Alegre desde ano, em sua 21ª edição, acontecerá em fevereiro e que contará com a participação de todos os lojistas porto-alegrenses.

CDL POA

Rua Senhor dos Passos, 235 – 1º andar
Centro Histórico – Porto Alegre/RS
CEP 90020-903

(51) 3017 8000

Newsletter

facebook Twitter LinkedIn Instagram Youtube

Atendimento ao Consumidor

Centro Shopping: Rua Voluntários da Pátria, 294 – 2º andar – sala 259 – Centro – POA
Atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h00

Data

26 janeiro 2017

Compartilhe