Zoom do Varejo da CDL debate o futuro da economia nacional - CDL POA

Zoom do Varejo da CDL debate o futuro da economia nacional

IMG_5108Após o mais acirrado pleito desde a redemocratização do Brasil, a presidente Dilma Rousseff foi reeleita para o cargo no último domingo. A partir deste cenário, especialistas e empresários debateram os rumos da economia nacional para os próximos quatro anos durante o Zoom do Varejo 2015, promovido pela CDL Porto Alegre. Diante de um auditório lotado, o economista Alexandre Schwartsman e os executivos José Galló (Lojas Renner), Artur Grynbaum (Grupo Boticário) e Peter Furukawa (Lojas Quero-Quero) apresentaram suas prospecções e debateram os impactos dos resultados das urnas para o varejo. O painel ocorreu na manhã desta terça-feira (28/10), no Teatro CIEE, em Porto Alegre.

“Temos que preparar nossos barcos para navegar em um mar que, talvez, não seja o que esperamos, mas é o que temos no momento”, afirmou Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre na abertura do evento.  Na avaliação de Schwartsman, sem uma mudança relevante, a perspectiva é de que os próximos anos sejam parecidos com os últimos: “O que vemos é a pior combinação do ponto de vista de crescimento: baixa produção industrial, mercado apertado e baixo ritmo na oferta de mão de obra. Para ser sincero, não vejo um sinal de catástrofes, tipo o que aconteceu na Grécia, mas teremos mais do mesmo até que alguma coisa aconteça”, analisa o economista.

Furukawa também projeta um quadro difícil para a economia nos próximos anos, embora acredite que o Brasil ainda seja um mercado bastante significativo. “O país tem oportunidades de desenvolvimento, mas a economia em si não vai nos proporcionar isso. Temos que aumentar a produtividade a aprender a fazer mais com menos.”

O caminho para o sucesso de quem atua nesse segmento, segundo Artur Grynbaum, é o otimismo. “Esperávamos cinco anos bons e cinco médios. Por isso, apostamos em lançar diversas ações juntas, investindo R$ 650 milhões. Quem não espera um futuro bom não faz isso. Mas acredito que Dilma vá mudar a fórmula, precisamos de reforma política, tributária e trabalhista”. Na opinião de Galló, a perda da confiança de mercado no Brasil não sugere um futuro próximo positivo para a economia. De acordo com o braço-forte das Lojas Renner, as entidades devem se unir para vencer o momento de recessão: “Ninguém resolve problemas dessa magnitude sozinho, tem que haver grande unidade nacional.”.

O que vem por aí?

Na ocasião, também foi apresentado o evento que encerrará a programação do ano da entidade, o Zoom Likers, a nova geração de consumidores. O encontro será realizado no dia 1º de dezembro, no Hotel Sheraton, das 8h30 às 12h30. A CDL ainda lançou um passaporte especial para as edições do Zoom do Varejo do próximo ano, com valor promocional e cinco temas: Pós-NRF, Capitalismo Consciente, A Transformação do Varejo, Moda e Perspectivas 2016. Mais informações em: passaportezoom.eventize.com.br.

Foto: Fernando Schroeder

Data

29 outubro 2014

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.