Um ótimo indicador de desempenho para qualquer empresa é o ticket médio! Descubra o que é e como calculá-lo e qual é a sua importância
Para uma gestão adequada e eficaz, toda empresa precisa analisar dados e resultados. Essas informações oferecem um panorama da gestão financeira, administrativa e dos processos do negócio, além de trazer percepções valiosas sobre o perfil dos clientes.
Uma das métricas mais úteis e que proporciona insights sobre o comportamento do consumidor é o ticket médio. Você sabe o que é? Descubra a seguir e saiba como calculá-lo.
Boa Leitura!
O que é ticket médio?
O ticket médio é uma representação do quanto os seus clientes gastam a cada compra, feito a partir de uma média de valores. Pode ser calculado de forma geral ou segmentado por linhas, categorias de produtos e serviços específicos.
Quando o ticket médio cresce, geralmente, é sinal de que o lucro também está aumentando. O cálculo também ajuda a compreender a satisfação do seu público e os períodos mais lucrativos.
Por que o ticket médio é importante?
É um ótimo indicador de desempenho, pois, com um único dado, é possível avaliar diversos fatores. A partir dele, em conjunto com outras informações, é mais fácil compreender a situação financeira, a qualidade e quantidade de vendas e a lucratividade do negócio.
O ticket médio também serve de base para planejar melhorias em produtos e serviços oferecidos, no marketing, no processo de vendas e no relacionamento com o cliente, sendo uma importante ferramenta na hora de criar estratégias em busca de resultados melhores.
Como calcular e analisar o ticket médio?
O cálculo é simples: basta dividir o valor faturado no período e categoria escolhidos pela quantidade de compras. Por exemplo: se o faturamento do mês de abril foi R$ 300.000 reais e foram feitas 600 vendas, a fórmula fica assim:
Ticket médio = Faturamento (300.000) / Número de vendas (600) = R$ 500.
Esse valor nunca deve ser analisado sozinho e sim a partir de um histórico: o ideal é fazer essa conta mensalmente e avaliar todos os resultados, para observar o desempenho ao longo do tempo. Isso ajuda a observar também as sazonalidades, já que haverão épocas em que o faturamento será naturalmente maior.
Também é importante unir outras informações na análise, como lucro, entradas e saídas, número de clientes novos e recorrentes, entre outros.
O que fazer para aumentar o ticket médio?
Se você identificou que não está lucrando o suficiente e deseja conquistar um ticket médio maior, confira algumas dicas:
→ Ofereça combos: Se o seu cliente leva apenas um item, ofereça um outro complementar por um preço menor do que o dos dois separados. Para isso, conte com uma boa estratégia de marketing, evidenciando as vantagens de comprar os dois.
→ Aumente o preço dos produtos: Um artigo que tem boa aceitação e está com preço relativamente baixo pode ser vendido por um custo maior. Às vezes, um aumento pequeno já traz bastante diferença, se a quantidade comprada for grande.
→ Mostre o real valor dos itens: Foque em formas de mostrar ao cliente benefícios, diferenciais e soluções que os seus produtos e serviços oferecem. Além disso, um bom atendimento e pós-vendas ajudam a agregar valor.
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