Super Feirão Zero Dívida bate recorde de atendimentos para negociação de dívidas

Em 15 dias de Campanha, foram encaminhados R$ 8 milhões de débitos para renegociação. O evento também aponta o perfil do consumidor inadimplente no RS.

Super Feirão Zero Dívida 2021 (SFZD) atinge patamar recorde em atendimentos a consumidores, com mais de 21 mil consultas realizadas no site do evento durante os dias 25 de outubro e 8 de novembro – número 90% superior à edição anterior. No ano de 2020, foram feitos cerca de 11 mil atendimentos. Em todo o Estado, a Campanha acessou mais de 10 mil registros negativados, que correspondem a cerca de R$ 8 milhões em dívidas ativas encaminhadas para negociação com as empresas credoras.

A iniciativa da CDL POA para estimular a saúde financeira das famílias e a recuperação de crédito das empresas, principalmente no cenário de retomada econômica, abrangeu mais de 200 cidades gaúchas, por meio da Rede de Entidade Parceiras (entidades empresariais que oferecem serviços de proteção ao crédito), conectando consumidores a mais de 2,6 mil empresas. Desenvolvido para auxiliar as negociações do SFZD, o atendente virtual “Renê” impulsionou mais de 26 mil acessos ao site www.superfeiraozerodivida.com.br, neste ano– cerca de 4% superior a 2020.

O aumento do interesse dos consumidores na plataforma de negociação é reflexo de um ambiente ainda bastante cauteloso economicamente por parte das famílias, resultado dos impactos da pandemia de Covid-19. Segundo análise do Núcleo de Economia da CDL POA, mesmo com a diminuição do ritmo da atividade econômica, os percentuais de inadimplência não aumentaram e se mantêm em patamares históricos baixos. Dados da CDL POA/SCPC mostram que a inadimplência entre consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, no Rio Grande do Sul está estimada em 27,8%; em Porto Alegre, o percentual chega a 30%.

“Entendemos que as perspectivas para o futuro apontam para um crescimento da inadimplência, embora a expectativa não seja de uma alta explosiva. Além da inflação pressionada, os juros seguirão em elevação até meados do ano que vem”, detalha o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank.

Perfil do consumidor inadimplente no RS que deseja quitar suas dívidas

*Com base nos dados do SFZD – CDL POA/SCPC

A CDL POA traçou um perfil do consumidor gaúcho com débitos em atraso, que participou do Super Feirão Zero Dívida, e demonstrou intenção de equilibrar sua vida financeira, consultando seus débitos durante a Campanha. O rastreamento apontou para um perfil feminino, jovem, pertencente à Classe C, que costuma aderir a compras parceladas e usa cartão de crédito.

Veja as características completas desse consumidor:

Mulher – 57%
Idade entre 25 e 29 anos
Classe social C2 – 51% (com renda entre 1 e 2 salários mínimos)
Não possui negócio próprio – 63%
Não é servidora pública – 97%
Não é ou foi beneficiária do Bolsa Família – 95%
Alta propensão ao consumo de crédito – 51%
Altíssima propensão à aquisição de cartão de crédito – 83%

Estrutura do evento

O Super Feirão Zero Dívida reúne as principais empresas do comércio, bancos, instituições de ensino e financeiras em uma mobilização que oportuniza aos consumidores quitarem suas dívidas e começarem um ano novo com as contas em dia. Toda a operação está sendo realizada pelo site do evento, lá o consumidor pode consultar seus débitos junto às lojas participantes e realizar renegociações com a ajuda do assistente virtual “Renê”, pelo chat. O atendimento no Super Feirão Zero Dívida também possibilita condições especiais para negociação de dívidas diretamente com credores e oferta vantagens para quitá-las.

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, a ação propõe facilitar acordos entre credores e devedores, em ações nas quais todos são beneficiados: “inadimplentes têm novamente poder de compra, e empresas podem atualizar dados de seus clientes e ter uma melhora significativa no crédito”. A data do evento propiciou também ao consumidor aproveitar a primeira parcela do 13º salário para colocar em dia suas dívidas.

Uso de novas ferramentas para negociação

WhatsApp acelera negociação de débitos entre consumidores e empresas

O Grupo Zaffari é uma das empresas participantes do SFZD e, nesta edição, optou por aderir ao uso de WhatsApp como canal de comunicação, a partir do direcionamento do site do evento, e elevou significativamente o retorno dos clientes. Segundo a companhia, “a conversão dos encaminhados à negociação foi de 65%, um número muito superior às outras formas de negociação convencionais”. Segundo a CDL POA, promotora da ação, 83% dos consumidores acessaram o SFZD pelo celular, o que facilita as negociações pela ferramenta de bate-papo.

11 novembro 2021