Seis lojas em Nova York que podem inspirar o varejo no Rio Grande do Sul

Tecnologia ajustada a demandas de tempos de pandemia, experiência, visual megasedutor, conveniência, segmentação, ações de sustentabilidade e muito cuidado na execução do modelo. Junte todos estes ingredientes e se prepare para ter uma loja física, conectada ao digital – claro, que, sim – que irá cair nas graças dos consumidores.

Estas receitas estão disponíveis em Nova York e puderam ser conferidas in loco por pequenos empreendedores de diversas regiões do Rio Grande do Sul durante a jornada para a NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo que foi de 16 a 18 deste mês na Big Apple. Comitiva com Sebrae-RS, CDL Porto Alegre, Sindilojas da Capital e Fecomércio-RS percorreu os ambientes em busca de inspiração para negócios no Brasil.

As visitas na etapa que fechou a rodada de imersão foram à Ornare, indústria e varejo brasileiros de móveis planejados de luxo, cafeteria e mercado que uniu Starbucks e Amazon GO, Puma Flagship, Camp, Reddy e Galeria Melissa. Na semana passada, o grupo visitou a loja do Eataly, a Harry Potter Store, a Starbucks Reserve e a Google Store. Na coluna no site, vídeos mostram como são os estabelecimentos.

Vitrine da loja da Melissa é contagiante

A Galeria Melissa é um espetáculo que representa a marca brasileira por excelência. Cada vitrine que é montada no número 500 da avenida Broadway, no Sul de Manhattan, é uma festa. Na atual sessão, além de cores vibrantes e muita luz, há interação com as telas, que as pessoas podem experimentar entrando literalmente na vitrine.

Dentro da loja, estão coleções exclusivas para a galeria, que é uma das duas da marca no mundo. A outra fica em São Paulo. A gerente criativa da loja, Camilla Adão, diz que a instalação é para chamar a atenção para conhecer a marca.

Entrar na loja da Puma, marca esportiva alemã, é uma experiência atrás da outra

A Puma Flagship, unidade símbolo da marca que fica na 5ª avenida, é a primeira da alemã na cidade. O visual é sedutor. No primeiro piso, tem um recipiente com uma minicesta de basquete onde as pessoas podem colocar tênis ou roupas usadas que são destinadas à doação. No segundo andar, estão um túnel espelhado para fazer fotos e a área do Puma x You, para customizar roupas, uma arena para jogar basquete em games e um simulador profissional com carros de Fórmula 1. O cliente pode se sentir o próprio Lewis Hamilton, que tem patrocínio da marca. Basta se cadastrar no display (foto) e pegar o lugar no cockpit.

A primeira e única até agora loja da Starbucks Pickup with Amazon GO

Em toda a rede de cafeterias norte-americana, a loja fica em Manhattan, na rua 59, número 111, e permite que o cliente retire produtos, como o clássico copão de café da marca, que ele pediu pelo aplicativo, ou faça comprinhas de lanches e bebidas sem ter de usar caixa. Soluções da Google foram acopladas para montar a Just Walk Out. O que chama a atenção é quantidade de sensores que estão no teto (é só olhar para cima) que monitoram o fluxo do cliente. Se ele pega o produto, o registro é feito. Se ele desiste do item, precisa colocar no mesmo lugar para não ter de pagar sem levar. A dupla pretende abrir mais unidades, três podem surgir em 2022. A loja segue o conceito de compra autônoma.

A Ornare, marca brasileira de móveis planejados de alto padrão, está desde 2017 com loja no mercado de Nova York

Conseguiu conquistar clientes com alta renda valorizando seus diferenciais, desde qualidade de materiais à montagem, feita pela marca, que traz todos os componentes para executar os projetos da fábrica em Cotia, em São Paulo. É uma empresa familiar que tem hoje franquias em cidades como Los Angeles, Miami, Dallas, Hampton, Dallas e Houston. Mais duas vão abrir este ano no país. Os closets são referência da marca, que já teve prêmios de design nos Estados Unidos. Empreendimentos como o Hudson Yards, complexo mais caro do país hoje, têm móveis feitos pela Ornare. Detalhe: a loja optou por não estra na rua, mas em um prédio comercial. Tíquete médio é de US$ 40 mil. Na pandmia, a marca teve alta de 20% em pedidos.

Na Reddy, uma petshop refinada, de grife e com produtos que quem tem cachorro não tem como não amar, o cãozinho é o cliente.

O dono só tem a tarefa de entrar, ajudar nas escolhas e pagar, claro. A loja, no sofisticado distrito do Soho, no Sul de Manhattan, tem provador para os bichinhos experimentarem uma jaqueta, uma blusa ou coleira nova. Também tem muram com fotografias, que costuma estar em lojas infantis. A unidade é recente, foi aberta há três meses como nova bandeira do grupo tradicional no segmento, Petco, que tem 1,5 mil filiais nos EUA. A marca foi lançada em 2018, mas só no digital. Os agrados aos clientes caninos são outro diferencial, como petiscos cortesia. Roupas usam material sustentável.

A Camp se identifica como a loja para gerar experiências para toda a família e surgiu de uma provocação sobre a cultura de acampar no país, os “camp”.

Localizada na 5ª avenida, 100, em Manhattan, quem chega na frente pode não entender muito o que é, mas ao entrar tudo muda. Há produtos, desde suvenires a roupas e comidinhas. O ambiente é todo pensado para gerar diversão, super colorido e temático. É uma loja de brinquedos, mas que vai além. Atrás da porta secreta, é onde tudo se revela. A marca monta ambientes a cada período, com temas, para envolver pais, amigos e crianças. Hoje são sete lojas nos Estados Unidos, e mais três abrirão até o fim do ano. Em 2023, o plano é dobrar. São mais de 100 funcionários.

Fonte: Jornal do Comércio

 

PÓS-NRF 2022 – ACELERE O SEU NEGÓCIO

Empresas e profissionais do varejo que não foram à NRF terão a oportunidade para saber em detalhes o que rolou no evento. CDL Porto Alegre, que estava na imersão nos Estados Unidos, fará um evento para mostrar detalhes da imersão.  O Pós-NRF acontece em 31 de janeiro, às 18h30min, no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre. Os principais tópicos da feira e das visitas técnicas vão ser comentados. O painel terá o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, Guga Schifino, head de Transformação Digital da DX.CO e 4all Group, e Fabiano Zortéa, especialista em varejo no Sebrae-RS e que fez a coordenação da imersão.

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Data

20 janeiro 2022

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