Para se livrar da inadimplência, um dos caminhos possíveis é a cobrança eficiente, com uma estrutura organizada. Confira algumas dicas para alcançar isso em sua empresa!
Fazer cobranças é uma tarefa delicada e que poucos gostam. Porém, ela é extremamente necessária em qualquer negócio, para manter o rendimento e resolver as situações de inadimplência, evitando prejuízos. Todas as empresas sofrem com clientes que não pagam em dia, e a única forma de solucionar esse problema é cobrando.
Já que o ato de cobrar é tão essencial, vale a pena estruturar a gestão dessa área de maneira adequada. As táticas certas serão mais efetivas e menos desgastantes, tanto para o freguês quanto para a instituição. Acompanhe o texto, saiba mais sobre a importância de controlar os processos de cobrança e veja dicas para isso!
Por que é importante organizar as cobranças da empresa?
Segundo o Indicador de Inadimplência de outubro, divulgado por nós, 29,6% dos consumidores do Rio Grande do Sul tem alguma limitação de crédito. Em Porto Alegre, o percentual chega a 31,9%. Ambos os dados superam a média nacional, de 29%, e atingiram os seus recordes desde fevereiro. Veja mais dados sobre o cenário econômico aqui.
Portanto, esse é um problema que faz parte do dia a dia dos empreendedores e de seus clientes, e controlar e gerir as estratégias para recuperar pagamentos é fundamental, evitando perdas e protegendo contra diversos danos.
Veja alguns dos motivos para ter uma boa gestão de cobranças:
Cuida da saúde financeira: a desorganização é uma das principais causas de dificuldades financeiras, especialmente quando falamos de inadimplência. Às vezes, o ato de estruturar as práticas para isso já faz uma grande diferença na gestão e também nas finanças da empresa.
Ajuda o negócio a crescer: diminuindo o prejuízo causado pela falta de pagamento, os recursos podem ser utilizados de forma mais inteligente, proporcionando a oportunidade de investir em novos projetos ou melhorias.
Preserva o relacionamento com o cliente: métodos de cobrança invasivos ou inconvenientes podem gerar desconforto para o consumidor que, além de não pagar a sua dívida, provavelmente não retornará. Por isso, as táticas usadas devem levar em consideração o relacionamento com ele, buscando alternativas que facilitem o pagamento.
Como cobrar de uma forma organizada?
Para manter o controle e cobrar de forma estratégica, é preciso pensar em dois tipos de ação: as de pré-cobrança e as de cobrança. Confira como estruturar essas duas etapas:
Pré-cobrança
Talvez essa fase seja ainda mais importante do que a cobrança da dívida em si, pois, se for bem-feita, pode eliminar o segundo estágio. Consiste em um contato preventivo com o cliente, antes da data de vencimento.
O objetivo é lembrar o consumidor sobre o prazo de pagamento, de forma leve e sem tom de cobrança; além de orientar, oferecer suporte e tirar possíveis dúvidas. Para construir a abordagem adequada e identificar qual canal de comunicação usar, é preciso levar em consideração o perfil do freguês.
Cobrança
Depois que a pré-cobrança foi feita e a conta já venceu, é hora de aplicar as táticas para cobrar. Crie uma espécie de roteiro ou manual para os colaboradores seguirem, direcionando como agir e orientando sobre possíveis dúvidas. É importante que esse contato seja rápido, pouco tempo após o vencimento, pois o consumidor pode apenas ter esquecido de pagar.
É preciso sensibilidade e muito cuidado para não ofender e nem perturbar o cliente e para identificar o motivo da inadimplência. Se a forma de pagamento ou o valor das parcelas for um problema, esteja à disposição para negociar de outra forma. Afinal, receber o dinheiro aos poucos é melhor do que não receber.
Conheça mais estratégias para cobrar de forma eficiente!
Se a sua empresa sofre com a inadimplência, veja mais dicas sobre como estruturar as cobranças, em nosso guia gratuito sobre o assunto. Confira aqui.