RECRIE O VAREJO: Vulcabras Azaleia cria projeto para impulsionar vendas online com empreendedores autônomos

JULHO, 2020

A ideia de um novo projeto para comercializar pelo site da empresa garantiu o estímulo ao mercado do esporte, impulsionou as vendas online e oportunizou a manutenção de mais de 14 mil empregos em todo o Brasil.

Veja o passo a passo deste processo:

CONHEÇA A EMPRESA

>> Vulcabras Azaleia

Características do negócio
– Setor calçadista
– Indústria e Varejo Online
– Grande Porte

Problema
Como continuar operando durante a pandemia com segurança e bom faturamento?

PLANO DE AÇÃO

Passo 1: Suspender as atividades, com coletivas férias aos funcionários no mês de março. Utilização da medida provisória do governo federal, em maio. Retomada gradativa das atividades nos Estados onde era permitido.

Passo 2: Criação de um comitê de crise para preparar a retomada, incluindo a definição de novos produtos mais adaptados a um possível retorno das vendas para um cliente com poder aquisitivo diferente.

Passo 3: Criação de protocolo de 27 páginas para proteger funcionários, seguindo as orientações da OMS, dentro e fora da empresa. Implementação de medidas sanitárias extremas, como esterilização das solas dos sapatos antes de entrar na indústria, aumento de enfermeiros e médicos nas unidades, controle de entrada e saída. Nos escritórios foram colocados painéis de acrílico para dividir as pessoas.

Passo 4: Investimento na marca do Grupo que é líder de mercado no Brasil, por ter melhor custo benefício e ser um produto de preço bastante acessível – a Olympikus.

Passo 5: Intensificar vendas pelo e-commerce – as vendas da marca são mais relevantes em lojas físicas.

Passo 6: Criação de uma plataforma digital vinculada ao site da empresa chamado ‘Corre Junto’, onde se oportuniza a profissionais do esporte se tornarem empreendedores digitais. Basta ter um CPF e se cadastrar no site para receber um código e começar a vender. Nas primeiras compras, o cliente recebe 20% de desconto e o afiliado ganha 10% em cima de cada venda.

Passo 7: Possibilitar ao empreendedor afiliado aprender estratégias de vendas, comissões, entregas, entre outros, dentro da mesma plataforma.

RESULTADOS

Ao contrário dos movimentos do setor calçadista, que alcança demissões superiores a 10% no Brasil, a Vulcabras Azaleia vem mantendo os contratos de 14 mil funcionários. Tudo indica que isso seja resultado da ação ‘Corre junto’, que em dois dias teve mais de 600 pessoas inscritas. Segundo o CEO da empresa, Pedro Bartelle, a meta é chegar a 10 mil no primeiro mês, e já há bons resultados em vendas. “É um braço novo da empresa criado pela pandemia, mas que vai continuar. Nosso site cresce muito nesse momento, e nossos parceiros que vendem através de e-commerce também”, explica.

Vulcabras Azaleia
Empresa de calçados com unidades no RS, CE e BA, tem 14 mil funcionários e o maior centro de desenvolvimento e tecnologia da América Latina.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

20 julho 2020