RECRIE O VAREJO: Spirito Santo investe no digital e abre nova loja para melhorar atendimento e vendas na pandemia

JULHO, 2020

Como alternativa para o fechamento das lojas, a marca acelerou as vendas online e implementou ações para melhorar a experiência de compra, como a criação de uma loja física com atendimento exclusivo e uma nova forma digital de ver como uma roupa fica no corpo.

Veja o passo a passo deste processo:

CONHEÇA A EMPRESA

>> Spirito Santo

Características do negócio
– Setor de vestuário
– Lojas de shopping center e de rua
– Médio Porte

Problema
Como viabilizar o faturamento das operações fechadas durante a pandemia e cumprir o papel social da marca?

PLANO DE AÇÃO

Passo 1: Investir no digital. Incremento do site para vendas digitais, com novas ferramentas para facilitar a compra e a navegação; adesão a um aplicativo para finalização de compra por WhatsApp; treinamento de funcionários para vendas online.

Passo 2: Utilizar a estrutura da empresa para a confecção de mais de 500 aventais destinados a uma ação solidária junto à Cruz Vermelha Brasileira no RS, para o combate à Covid-19.

Passo 3: Criar uma coleção exclusiva de máscaras reutilizáveis em tecido, com mais de 40 modelos, em produção de alta qualidade, para vendas online.

Passo 4: Produzir sessão de fotos profissionais para a coleção de máscaras, utilizando o Centro Histórico de Porto Alegre como cenário para estímulo à venda do produto, ao uso do item como fator de segurança e ao retorno à rotina de uma nova forma.

Passo 5: Promover ação de vendas e de solidariedade com a doação de 1 máscara para a Cruz Vermelha, a cada máscara comercializada.

Passo 6: Destinar 10% das vendas em roupas pelo e-commerce, para o projeto Cabide Solidário de Porto Alegre. Ação válida entre os meses de abril e junho.

Passo 7: Criação de uma nova loja ‘1 POR VEZ’ para atendimento físico. O espaço recebe um cliente por agendamento e apenas um vendedor está presente para atendê-lo. A loja também funciona como uma central de retirada de produtos.

Passo 8: Filmar e fotografar mais de 600 produtos da nova coleção para ampliar a experiência do cliente com o produto durante a pandemia, tanto no e-commerce quanto na loja física, caso não queiram ou possam experimentá-lo.

Passo 9: Criar uma forma dos vendedores continuarem atuando – projeto ‘Select’, com produtos comercializados por meio de malas que são levadas até a casa do cliente. Vendas por WhatsApp.

RESULTADOS

As ações da Spirito Santo resultaram na doação de mais de 1 mil máscaras e 500 aventais, produzidos para a Cruz Vermelha Brasileira no Rio Grande do Sul, e R$ 8 mil reais destinados a partir das vendas por e-commerce ao projeto Cabide Solidário. A coleção de máscaras de tecido criadas durante a pandemia, hoje é o item mais vendido pela marca. O investimento em e-commerce resultou em 500% de incremento nas vendas online. Expansão do percentual de participação do e-commerce de 5% para 30%, na pandemia. A loja ‘1 POR VEZ’, enquanto em operação, representou 10% do faturamento total da empresa.

Spirito Santo
Fundada em 2005 por Andreas e Frederico Renner, a grife de moda masculina possui rede de franquias com 23 lojas no RS e em SC, e e-commerce consolidado.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

07 julho 2020