RECRIE O VAREJO: Riachuelo investe em pagamentos digitais e garante faturamento
29
JUNHO, 2020
Notícias
Com as lojas fechadas, a Riachuelo reuniu esforços para instruir seus clientes que realizavam apenas pagamento físico de faturas (mais de 50% da base de recebimento) a migrarem para a quitação digital de débitos. A ação garantiu liquidez e um caixa sustentável à empresa durante a quarentena.
Veja o passo a passo deste processo:
CONHEÇA A EMPRESA
>> Riachuelo
Características do negócio
– Setor de departamentos – vestuário, decoração, cama, mesa e banho
– Lojas de rua e de shopping, além de fábrica própria
– Grande Porte
Problema
Garantir a manutenção de recebimentos e a realização de novas vendas.
PLANO DE AÇÃO
Passo1: Direcionar as ações do Riachuelo Lab junto a 200 startups e universidades do País para a implementação de tecnologias facilitadoras, logo no surgimento da crise.
Passo 2: Com o fechamento das operações, capacitar a equipe de vendas para auxiliar clientes acostumados ao pagamento de débitos em loja física (mais de 50% da base de recebimento) a fazerem o procedimento de forma digital.
Passo 3: Reforçar a parceria com correspondentes bancários, como supermercados e farmácias, para oferecer novas formas de pagamento aos clientes.
Passo 4: Firmar uma comunicação assertiva com o público, por meio digital, para auxiliá-lo no pagamento das faturas pela internet.
Passo 5: Implementar a venda por WhatsApp em 100% das lojas.
Passo 6: Aderir ao Click & Collect, ferramenta que permite aos clientes retirarem os produtos adquiridos online nas lojas físicas.
Passo 7: Incrementar o sistema Drive-thru em 156 lojas.
RESULTADOS
Cumprimento de 100% da meta do recebimento em abril e recuperação da lacuna referente às faturas de cartão não pagas em março. As estratégias de multicanais auxiliaram a marca a manter um caixa saudável sem precisar realizar cortes na equipe, inclusive realizando contratações em todo o país durante o período.
Riachuelo
Parte do Grupo Guararapes Confecções, é a 3ª maior rede de departamento do BR. Fundada em 1947, em Natal, tem 40 mil funcionários, mais de 300 lojas e fábrica própria.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.