RECRIE O VAREJO: Plataforma de vendas pelo WhatsApp usa sistema de localização para aproximar vendedores e clientes

MAIO, 2020

A Via Varejo criou uma plataforma de vendas online que oferece um sistema mais humanizado para compras. A novidade minimizou os impactos severos da crise do coronavírus em sua rede de lojas Casas Bahia e Ponto Frio, e auxiliou o reequilíbrio do faturamento.

Veja o passo a passo deste projeto:

CONHEÇA A EMPRESA

>> Via Varejo

Características do negócio
– Setor de eletroeletrônicos e móveis
– Lojas de rua e de shopping
– Grande Porte

Problema
Como incentivar as vendas online e minimizar a queda do faturamento durante a pandemia?

PLANO DE AÇÃO

Passo 1: Grupo desenvolveu em apenas quatro dias uma central de atendimento por WhatsApp que conecta vendedores e clientes, o ‘Me chama no Zap’. O projeto quer minimizar as perdas no faturamento de suas redes Casas Bahia e Ponto Frio, que chegaram a 70% no início da pandemia.

Passo 2: A plataforma possui um sistema de localização que direciona o cliente para o vendedor que estiver mais próximo dele. O objetivo é tornar a venda online o mais semelhante possível à venda física, com um processo digital mais humanizado. Para isso, foram cadastrados cerca de 7,5 mil vendedores em todo o País.

Passo 3: Divulgação da nova ferramenta nos ambientes digitais tem foco na venda segura, auxiliada pelo vendedor da loja física. Linguagem da campanha é popular para gerar proximidade ao público e o entendimento rápido e fácil.

Passo 4: Um Live inédita feita só com vendedores das Casas Bahia foi realizada no Facebook para divulgar o sistema ‘Me chama no Zap’. O evento online recebeu o nome de ‘Me chama na Live’ e alcançou mais de 180 mil pessoas.

Passo 5: Expandir o ‘Me chama no Zap’ para o atendimento também na loja física. Assim que o cliente entrar no ponto de venda, o vendedor receberá informações cadastrais e histórico de compras, por meio de reconhecimento facial, tornando a experiência mais individualizada.

RESULTADOS

O volume de vendas das Casas Bahia e do Ponto Frio, desde a reabertura do comércio, já atinge faturamento semelhante ao período pré-crise. A Via Varejo ganhou quase 10 pontos percentuais de mercado, atingindo 44,3% das vendas nacionais de aparelhos celulares. A comercialização por WhatsApp já corresponde a 20% de todas as transações das lojas do Grupo.

Via Varejo
Empresa do comércio varejista responsável pelas redes de lojas Casas Bahia e Ponto Frio, além de seus e-commerces. Ao todo são 1,7 mil lojas em todo o Brasil.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

05 maio 2020