RECRIE O VAREJO: Com cardápio adaptado e drinks por telentrega, Paralela Bar está resistindo à pandemia

JULHO, 2020

O pequeno gastrobar teve que adaptar a operação para levar suas especialidades – cardápio contemporâneo, com opções vegetarianas e veganas, e um amplo bar de coquetéis com música ao ar livre – até a casa dos clientes. Mesmo com um ano ainda incompleto, o negócio aderiu às vendas digitais, serviços por aplicativos e eventos online, e está superando a crise com autenticidade.

Veja o passo a passo deste processo:

CONHEÇA A EMPRESA

>> Paralela Bar

Características do negócio
– Setor de bares e restaurantes
– Loja de rua
– Pequeno Porte

Problema
Como manter a operação de um bar de pequeno porte na pandemia?

PLANO DE AÇÃO

Passo 1: Migrar para vendas online, modalidade totalmente nova para o negócio, com auxílio das redes sociais e dos serviços de delivery e take away.

Passo 2: Reorganizar o espaço físico. O primeiro andar foi adaptado para a montagem de pratos e de embalagens para delivery e contato com os motoboys.

Passo 3: Criação de cardápios especiais para telentrega, como a la minutas, sanduíches, combos de churrasco – todo com opções veganas. Além de promoções com combos para jantares em datas comemorativos ou para grupos de pessoas.

Passo 4: Buscar novas embalagens para viabilizar a venda de drinks com telentrega, entendendo a particularidade de cada produto e oportunizando ao cliente uma experiência muito semelhante àquela proporcionada presencialmente.

Passo 5: Flexibilizar formas de pagamento. Passou a aceitar vale alimentação.

Passo 6: Ampliar horário de funcionamento. Na pandemia, passou a abrir todos os dias durante os horários de almoço e de jantar – antes operava apenas de quarta a domingo à noite.

Passo 7: Reduzir a equipe para duas pessoas no restaurante, mais uma auxiliar administrativa e uma designer.

Passo 9: Realizar eventos online, com a integração virtual entre as pessoas e o impulsionamento das vendas.

RESULTADOS

A empresa, até o mês de março, operava apenas com consumo em loja e teve que se adaptar do dia para a noite. Hoje, sua maior fonte de renda vem pelo aplicativo IFood e pretendem continuar com o serviço no pós-pandemia. Com a expansão no digital, fez o lançamento de uma nova marca comemorativa de um ano, junto a um novo cardápio. Os recursos financeiros que estavam separados para melhorias no espaço físico foram redirecionados para investimentos no novo modelo de operação. A crise propiciou maior contato e união com outros bares da região, que passaram a trabalhar juntos para o fortalecimento do setor e a conquista de novos clientes.

Paralela Bar
Gastrobar com especialidade em drinks, cardápio que acolhe vegetarianos e veganos, e adepto a causas sociais. O ambiente contemporâneo, proporciona happy hours animados com música ao ar livre.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

27 julho 2020