RECRIE O VAREJO: A Mundo Verde mostra como uma administração atenta ao mercado pode ser determinante para sobreviver na crise

JULHO, 2020

Para driblar a crise econômica, a empresa adotou diferentes estratégias setorizadas para garantir as vendas durante a pandemia do coronavírus, preservando o fluxo de caixa de suas franqueadas, atendendo as necessidades de seus clientes e desenvolvendo novos produtos.

Veja o passo a passo deste processo:

CONHEÇA A EMPRESA

>> Mundo Verde

Características do negócio
– Setor de alimentação e nutrição
– Lojas de rua e de shopping
– Grande Porte

Problema
Como continuar operando durante a pandemia com segurança, bom faturamento e inovação?

PLANO DE AÇÃO

Passo 1: Estruturar ações para a crise que auxiliem os franqueados nas vendas e garantam segurança a funcionários e consumidores.

Passo 2: Dividir as ações por segmentos – gestão da loja e de pessoas; fôlego financeiro e fluxo de caixa; e comunicação rápida e efetiva.

Passo 3: Adotar medidas que auxiliem as vendas mesmo com o fechamento das lojas, como os serviços de delivery e e-commerce, tornando acessíveis produtos especiais para pessoas com restrições alimentares, como diabéticos, intolerantes à glúten e à lactose, e vegetarianos.

Passo 4: Investir em atendimentos personalizado por whatsapp e ligações telefônicas, modalidades mais acessíveis para o público de cidades de menor porte. Os pedidos caem em uma central e são direcionados para a loja mais próxima do cliente.

Passo 5: Prezar pela segurança das entregas criando um manual de higiene para clientes que recebem produtos por delivery. As dicas são: mantenha distância entre você e o entregador; dê preferência ao pagamento com cartão, evitando contato com cédulas; descarte a embalagem de entrega assim que o pedido chegar; limpe a embalagem do produto com álcool 70%; lave bem as mãos após esse processo.

Passo 6: Promover parceria com uma nutricionista e disponibilizar o serviço especializado de forma gratuita e online.

Passo 7: Desenvolver, junto ao franqueado, estratégias de vendas omnichannel, promovendo, além do estímulo ao e-commerce, a utilização do espaço da loja como centro de distribuição local.

Passo 8: Observar as necessidades do público-alvo e aproveitar possíveis oportunidades de mercado. A marca lançou em meio à pandemia seu primeiro produto da linha de cuidados pessoais, um gel higienizador antisséptico e cosmético para mãos – com álcool 70% e componentes hidratantes.

RESULTADOS

A empresa garante que, com as lojas abertas, o foco será a experiência do cliente, a inovação e a sustentabilidade. Durante a pandemia, já percebe uma aceleração no processo de digitalização com o aumento da representatividade do e-commerce dentro do volume total de vendas – uma realidade que deve continuar após a pandemia. A marca também relata crescimento exponencial da venda de produtos relacionados à imunidade, além de aumento gradativo da renda das franquiadas com a implantação dos centros de distribuição e das flexibilizações para novas promoções.

Mundo Verde
Há 30 anos no mercado, rede de franquias especializada em produtos naturais e orgânicos é a maior do segmento na América Latina, com 140 lojas no BR.

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

23 julho 2020