Presidente da CDL POA avalia a recuperação econômica do comércio


Presidente da CDL POA avalia a recuperação econômica do comércio 

07


OUTUBRO, 2020

Notícias

Em entrevista à Rádio Bandeirantes Porto Alegre, no programa “90 minutos”, o presidente da CDL POA, Irio Piva, apresentou um panorama da situação do comércio da Capital e falou das perspectivas da economia para os próximos meses, confirma os principais pontos da conversa.

Para o dirigente, a retomada econômica das atividades comerciais em Porto Alegre está ascendente, mas ainda bastante lenta. Isso porque, na nova fase de recomeço, ainda há diferenças significativas nos avanços, variando de acordo com cada tipo de segmento. Algumas áreas já trabalham de maneira bem efetiva, como é o caso dos materiais de construção, que estão vivendo um momento de aquecimento de consumo, visto que os consumidores, estando em casa, passaram a visualizar melhorias necessárias, portanto, esta é uma área que tende uma melhora significativa. Dentre outras áreas que também estão em plena recuperação, é possível citar a de pneus e a de colchões.

Por outro lado, os shopping centers, especialmente lojas de roupas e calçados, ainda estão sofrendo um pouco. Já se recuperaram em parte e estão trabalhando com cerca de 60% da sua normalidade, ou seja, com uma queda em torno de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas é importante frisar que se trata de uma fase de melhoria, sendo cada semana melhor que a anterior. Para Piva, isto é uma boa notícia, uma fase de crescimento lento, mas sempre melhorando.

Para uma normalização mais efetiva, o mercado está na expectativa da ampliação em alguns segmentos como os cinemas, fechados desde março. Importante lembrar que as salas cinematográficas são responsáveis por um aumento de fluxo dentro dos shoppings e geram um melhor desempenho das lojas.

Questionado sobre as expectativas de vendas para as festividades de fim de ano, Piva espera que o comércio chegue até dezembro com números próximos aos do ano anterior. Entretanto, o presidente diz não haver certeza de que será possível. Para ele, é necessária a compreensão de que este ano deixará rastros devido à queda na economia e do PIB. Piva lembra que, no ano passado, havia um processo de aquecimento econômico e que este ano será mais difícil atingir os mesmos patamares em alguns segmentos.

Mesmo com as pessoas ansiosas pela retomada da normalidade e a fase de crescimento, para que os números cheguem próximos aos de novembro e dezembro do ano passado, é necessária uma ampliação do horário de funcionamento do comércio e também a retomada de novas atividades para que todo esse ecossistema possa voltar a funcionar, de maneira que uma atividade possa impulsionar a outra. Portanto, alguns segmentos dependem de outros para voltarem a funcionar e faturar em patamares normais.

O dirigente aponta que, para se fazer uma previsão de resultados, deve-se fatiar o mercado, pois é difícil decretar um número geral.  Neste momento, é necessário que as atividades como um todo, estejam funcionando. É imprescindível a volta do funcionamento das escolas, dos cinemas e dos eventos. E há muita expectativa nesse sentido, uma vez que os casos do vírus estão em fase de declínio.

Questionado sobre o equilíbrio entre o varejo físico e online, Piva afirma que as vendas em multicanais vieram para ficar. Para ele, todo empreendedor deve criar novas formas de vender.

O presidente da CDL POA recomenda que o empreendedor tenha seu próprio canal, que pode ser pelo WhatsApp, Instagram, Facebook, utilizando Market Places ou tendo o seu próprio site e até fazendo contatos por telefone. Na verdade, as formas de vender mudaram muito durante a pandemia, já vinham mudando, mas foram aceleradas com o isolamento. Hoje, para quem tem um negócio, ele não pode estar à margem disso. O consumidor entendeu que existem muitos canais disponíveis e outros jeitos de consumir que não só aquele dentro de uma loja, então, o próprio lojista pode entender isso, pode ter um canal de venda tanto físico quanto online ao mesmo tempo, isso é muito importante de ser entendido por todos.

Evidentemente que as pessoas estão saudosas de voltarem às lojas, de socializar, e uma parte deste consumo que se transferiu para a internet vai voltar para o varejo físico, mas uma parte continuará na internet. Muitos dos empreendedores já criaram formas de venderem no online, porque não tem mais só internet ou loja física, o consumidor está querendo tudo, ele está tomando decisões pela retaguarda.

Sobre a possibilidade de uma segunda onda de contaminação pelo coronavírus, Piva reforça a importância de se aprender com os erros de outros países.  Neste momento, a recomendação que impera é a de não confundir retomada das atividades com uma liberalidade para relaxar nos cuidados. O cuidado é vital e continua sendo trabalhado muito fortemente.

Tanto a CDL POA, quanto as outras entidades do segmento pedem a continuidade de orientação para que todos os cuidados de higiene continuem fortes e inabaláveis. Para Piva, a atividade econômica não é geradora ou causadora da propagação do vírus, os ambientes de trabalho são seguros e se deve permanecer com estes cuidados, utilizando máscara, cuidados com higiene, utilização de álcool em gel e manutenção do distanciamento.

Estes cuidados são muito importantes, exatamente para que aqui não se cometa os mesmos erros que outros lugares têm cometido, causando um revés nos avanços obtidos. Para o presidente da CDL POA, como a pandemia chegou mais tarde no Brasil, foi possível aprender, e ele acredita que nossa cidade não passará pela mesma situação que outros lugares passam, porque estamos evoluindo com esta situação.

 

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

Data

07 outubro 2020

Compartilhe