Por que uma empresa precisa conhecer as NRs?

FEVEREIRO, 2021

Todo responsável de uma empresa ou indústria em alguma ocasião já ouviu falar sobre as Normas Regulamentadoras (NRs). Afinal, essas medidas estão diretamente ligadas às obrigatoriedades do ambiente de trabalho, geridas pelo MT – Ministério do Trabalho.

As Normas Regulamentadoras fazem parte de obrigações trabalhistas, criadas na década de 70, nas quais precisam ser seguidas fielmente a todas empresas que possuem trabalhadores registrados na pala Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entre os objetivos, o principal está em manter as atividades diárias mais saudáveis, empregando respeito e implantando o bem-estar de cada um.

Desta forma, cada norma é responsável por uma ação, implicando na prevenção de acidentes de trabalho, além de buscar a diminuição de ocorrência em doenças chamadas “ocapacionais”, ou seja, aquelas vindas do dia a dia no ambiente de trabalho.

Atualmente, conta-se com 37 diferentes Normas Regulamentares. Mas, não precisa se preocupar: não é necessário que a sua empresa se adeque a todas elas. Cada uma é específica para empresas de distintos segmentos.

Para conhecer melhor sobre esta obrigatoriedade, veja as questões a seguir:

Como faço para me adequar às Normas Regulamentares do Ministério do Trabalho?

A primeira dica é saber quais normas a sua empresa deve aplicar. Para que isso aconteça, é necessário a ajuda de um um Médico e Engenheiro do trabalho. Esses profissionais são responsáveis por realizar uma análise minuciosa do cenário de trabalho, estabelecendo determinados comportamentos e procedimentos para adequação às normas em vigência.

Minha empresa pode ser multada se não cumprir alguma norma?

Sim!

O descumprimento de alguma NR representa problemas sérios para a empresa. As medida são variáveis, ou seja, não existem multas fixas para este tipo de ação.
Caso a sua empresa receba uma notificação, sofrerá penalidades previstas na legislação. Geralmente, essas multas têm um preço alto, por isso, esteja em dia com o Ministério do Trabalho.

Quais são os benefícios que a NR traz para minha empresa?

As vantagens são muitas!
A ideia de que ter NRs na empresa só porque são obrigatórias, está completamente equivocada. Essas normas vão muito além de proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores: elas também protegem a sua empresa. Entre elas, a diminuição de chances de doenças ocupacionais, pois o ambiente de trabalho estará mais saudável e harmônico. As doenças ocupacionais são responsáveis por diversos problemas na empresa, elevando números de afastamento, e causando processos trabalhistas, devido ao dano à saúde dos colaboradores. A empresa que constantemente possui profissionais afastados devido à falta de adequação às NRs, reflete em atrasos no cronograma e prazos. Além disso, também são gerados gastos extras, necessitando da reposição em mão de obra. Sobre os processos trabalhistas, além de representar a perda de um funcionário, gera gastos elevados na esfera judicial, com a contratação de advogados, honorários, multas e muitos mais. O grande auxílio que as NRs trazem é a proteção à sua empresa, seus bens e ao seu negócio.

Dessa forma, uma empresa preocupada com o ambiente de trabalho, e que esteja adequada às respectivas Normas Regulamentadoras, possui menores chances de ter problemas relacionados à saúde física e mental dos colaboradores.

Conheça a Ativa Medicina
A Ativa Medicina é formada por uma equipe com mais de 10 anos de experiência em Medicina e Segurança do Trabalho. Localizada no Centro de Porto Alegre/RS, a rede de atendimento presta serviços de clientes em todo o Brasil. Sua estrutura possui a realização de exames complementares, laboratório, imagem, audiometria, eletros e outros, em um único lugar, assim como toda a área técnica e administrativa. Os serviços incluem gestão e segurança do trabalho; gestão em saúde ocupacional; treinamentos, entre outros.

Conheça todos os serviços prestados: https://ativamedicina.com.br/servicos/

08 fevereiro 2021