Por que lojistas de Porto Alegre encaram alta em vendas no Dia dos Pais como ‘superação’

Os números de receita ainda estão sendo computados e melhor calculados, mas uma prévia das vendas do Dia dos Pais em Porto Alegre, maior mercado de varejo no Rio Grande do Sul, aponta para alta de 30% frente à mesma data de 2020, atingida em cheio pelas restrições da pandemia do novo coronavírus. Mas o desempenho frente a 2019 é o que mais chama a atenção do setor.

O comércio até abriu para a data no ano passado, mas sem tempo para fazer divulgação e mesmo ações de maior reforço do ponto presencial, por exemplo. Quem tinha estratégia afinada na frente online conseguiu se saiu melhor.

A avaliação foi captada em consultas que o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL POA), Irio Piva, fez com empresas de diferentes tamanhos no dia seguinte à data, comemorada nesse domingo (8), e repassada à coluna.

“Em uma ponderação média, vimos incremento de 30% nas vendas sobre 2020 e 10% sobre 2019”, assinala Piva. O confronto com dois anos antes é o que pode traduzir melhor a reação, já que não considera o efeito fora da curva da crise sanitária inédita.

“O que significa uma superação do patamar normal de comercialização”, define o dirigente. Traduzindo: Piva acredita que é possível considerar como “um bom momento para retomada do varejo”.

Em pesquisa pré-data promocional, a CDL POA havia identificado que a expectativa da maioria do setor era de aumento de dois dígitos, acima de 11% e alta de até 20% a 30%, cerca de um quinto das empresas ouvidas, concentradas entre micro, pequenas e médias. Este ano pela primeira vez a CDL Porto Alegre fez a projeção com base na estimativa dos lojistas, em vez de fazer pesquisa com os consumidores.

A avaliação foi captada em consultas que o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL-POA), Irio Piva, fez com empresas de diferentes tamanhos no dia seguinte à data, comemorada nesse domingo (8), e repassada à coluna.

Fonte: Jornal do Comércio

11 agosto 2021