Pesquisa da CDL POA revela que 95% dos gaúchos querem regularizar seus débitos

Pesquisa da CDL POA revela que 95% dos gaúchos entrevistados querem regularizar seus débitos

29

SETEMBRO, 2017

Notícias

Pesquisa inédita, realizada pela CDL Porto Alegre com o apoio de sua Rede de Entidades Parceiras no Rio Grande do Sul, revela que 95% dos gaúchos, que estão com alguma dívida no mercado, pretendem quitar os seus débitos em poucos dias. Destes, 31% querem pagar suas contas em atraso, em menos de um mês.

“O nosso levantamento demonstrou o quanto o gaúcho quer voltar a consumir sem restrições. Isso contribui para a retomada de toda a economia, especialmente, para o incremento do varejo, tão prejudicado com o parcelamento dos salários dos servidores públicos e pela baixa de confiança do próprio comércio e dos consumidores”, avaliou o presidente da CDL POA, Alcides Debus. Em agosto passado, o índice que mede a confiança do comércio recuou 1 ponto (passando de 83,4 para 82,4 pontos) e o índice que revela a confiança do consumidor caiu 1,1 ponto (indo para 80,9 pontos), segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Otimismo

A enquete da CDL POA apresentou outras interpretações otimistas: cerca de 37% dos entrevistados confirmaram que estão pouco endividados. Além disso, 39% consideraram que seu salário está melhor do que no ano anterior, apesar do cenário atual.

Sobre o levantamento

A pesquisa, realizada de junho a agosto deste ano, contou com a participação de 1440 respostas da Capital, de municípios da Região Metropolitana e do interior gaúcho. A metodologia aplicada foi semelhante à utilizada pela Boa Vista Serviços, parceira da CDL POA. Dos entrevistados, a maioria (57,5%) que participou da pesquisa é do sexo feminino, com faixa etária entre 20 e 40 anos (60%) e ensino médio completo (34%). Entre as formas de pagamento que causaram a restrição, carnês e boletos estão em maior número, com 39% das respostas. Grande parte (31%) alegou estar inadimplente por ter ficado desempregado.

Para os consumidores

Consumidores interessados em consultar sua situação no SCPC a fim de regularizar suas dívidas, devem se dirigir ao Centro de Atendimento ao Consumidor (CEACON) da CDL Porto Alegre, localizado no na Rua Senhor dos Passos, número 229, no Centro da Capital gaúcha.

No local, estão disponíveis quatro terminais de autoatendimento para consulta ao SCPC de CPF e CNPJ. O serviço em tela é totalmente gratuito. O CEACON também presta orientação ao consumidor, bem como recebe ofícios e comunicação de perda de documentos.

Saiba mais sobre os serviços oferecidos aos consumidores no CEACON da CDL POA.

Data

29 setembro 2017

Compartilhe