Para falar com mulheres, olhe para os dados e não para estereótipos

Para falar com mulheres, olhe para os dados e não para estereótipos

09

MARÇO, 2017

Notícias

Engana-se quem pensa que o grande volume de acessos de mulheres no YouTube se restringe a temas como beleza e maternidade. Empreendedorismo, educação e empoderamento são temas que, cada vez mais, estão despertando os olhares femininos no canal de vídeos.

Em novo estudo do Google, realizado por Kate Standford, Diretora de Marketing e Publicidade do YouTube, os dados revelam as principais tendências de consumo de conteúdo entre as mulheres em idade de trabalho e mostram as mudanças no comportamento feminino atual.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, a diferença entre salários de homens e mulheres, hoje, é de 23% e não deve desaparecer até 2186. Por isso, a ONU definiu “As mulheres no mundo do trabalho em mudança: por um planeta 50-50 em 2030” como tema para o Dia das Mulheres desse ano.

Através do estudo do Google foi possível perceber três tendências: aumento significativo no watch time de conteúdos sobre negócios, o desejo de obter conhecimento fora do ambiente de trabalho por meio de vídeos tutoriais e a preferência por publicidade com mensagem de empoderamento.

Conteúdos sobre empreendedorismo recebem mais audiência feminina

De um ano para o outro, o tempo que as mulheres passam assistindo vídeos sobre empreendedorismo dobrou de um ano para o outro. O público feminino tem aumentado os acessos de vídeos que falam sobre pequenos negócios, notícias empresariais e serviços para negócios, fazendo com que esse seja o terceiro ano consecutivo de aumento.

Dica: que tal falar com a sua consumidora enquanto possível empreendedora e ajuda-la em seus futuros projetos? Seus produtos podem facilitar o caminho delas? Pense nisso.

Mulheres estão indo cada vez mais atrás de conhecimento

O estereótipo diz que as mulheres deveriam consumir, em sua maioria, conteúdos sobre beleza, saúde, moda e maternidade. Mas o que se vê na prática é um alto consumo de vídeos no estilo faça-você-mesmo, mais até do que o público masculino. Além disso, 50% delas costuma fazer isso regularmente.

Mas qual tipo de coisa elas querem aprender? Vamos tomar como exemplo uma mulher que acabou de ter um filho. É possível imaginar que ela busque conteúdos sobre maternidade, certo? Aí que está o engano. Os estudos do Google afirmam que as mães millenials não abrem mão do desenvolvimento pessoal ou de seus hobbies. Quase 67% das mães millenials norte-americanas dizem continuar investindo em suas paixões mesmo após de terem filhos. Aliás, mães de todas as idades estão menos inclinadas a ver vídeos sobre a educação dos filhos no YouTube do que os pais.

Dica: lembre que uma mulher pode ter mais vontade de construir uma casa do que fazer maquiagem. O Dia das Mães está chegando e é a oportunidade perfeita para você quebrar estereótipos e conversar de perto com a sua consumidora.

Anúncios empoderadores causam mais impacto nas mulheres

O tempo que as mulheres passam assistindo à publicidade no YouTube mais do que dobrou nos últimos dois anos. Uma das razões para este fenômeno fora as mensagens empoderadoras dos anúncios. O estudo do Google percebeu um grande aumento no número de anúncios com esse tipo de mensagem aparecendo no Ads Leaderboard US, o ranking mensal de propagandas mais assistidas no canal de vídeos.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que as mulheres entre 18 e 34 anos estão duas vezes mais inclinadas a formar uma imagem positiva sobre uma marca com discurso de empoderamento e 80% mais inclinadas a se engajar com o conteúdo e se cadastrar nos canais com esse tipo de mensagem.

Confira os anúncios mais assistidos por mulheres no YouTube sobre empoderamento.

Dica: que tal alinhar o discurso da sua marca ao pensamento feminino atual? Pense em quais são as atuais necessidades das mulheres hoje em dia e como seu negócio pode auxiliar nessa missão. Se o seu produto pode torna-las ainda mais independentes, aposte nisso.

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