Seis meses após a maior enchente do RS

Educação financeira e engajamento dos lojistas: “O consumidor gastará melhor”

Lojas e consumidores com mais cuidado na hora de gastar têm relação inversamente ou diretamente proporcional na hora de ver o resultado nas vendas? A CDL Porto Alegre aposta que os dois lados são convergentes. Por isso, faz todo sentido o recém-lançado curso de Educação Financeira CDL POA, que, em breve, vai estar na rua com atividades online e presenciais.

O presidente da entidade, Irio Piva, topou responder cinco perguntas para explicar a ideia, uma meta inclusive pessoal do dirigente, para contribuir com avanços no preparo e na gestão das contas das pessoas. O curso é gratuito e terá quatro módulos que já começam no dia 8. As inscrições podem ser feitas pelo cdlpoa.com.br.

Minuto Varejo – Por que uma entidade lojista vai se envolver com educação financeira?
Irio Piva – O propósito da CDL POA é defender, orientar e instrumentalizar os seus associados. Entendemos que ajudar as pessoas a consumirem de forma consciente é também representar nossos associados. O varejo precisa ir além da venda e atender as necessidades das pessoas. Um consumidor endividado não consegue honrar seus compromissos.

MV – Quanto essa formação pode melhorar a condição do consumidor que compra?
Piva – Um consumidor que está com sua vida financeira organizada consome melhor e incrivelmente, acaba consumindo mais, pois uma pessoa endividada acaba gastando a maior parte dos seus ganhos pagando juros e tendo menor poder de compra.

MV – O consumidor vai gastar menos ou vai gastar melhor?
Piva – Gastará melhor e, no longo prazo, terá mais poder de compra. Em consequência, também gastará mais, só que de maneira saudável, tanto para ele quanto para quem vende, que vai receber.

MV – É possível reduzir a inadimplência com educação financeira?
Piva – Sem dúvida, este é o melhor jeito de reduzir a inadimplência, pois um consumidor organizado financeiramente é aquele que tem melhores condições de manter seus compromissos em dia.

MV – Quais públicos se pretende atingir?
Piva – Será bastante abrangente, sem distinções. Nas nossas pesquisas, percebemos que há muitas pessoas que ganham salários altos e têm sua vida financeira completamente desorganizada. Por outro lado, há pessoas com salários baixos e com a vida financeira bem organizada. É claro que quem recebe pouco tem mais dificuldades para manter seus compromissos, mas isto não é uma regra.

Fonte: Jornal do Comércio / Minuto Varejo

Data

04 novembro 2024

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

51 3017 8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.