Por que a necessidade de capital de giro é importante no varejo?

JULHO, 2018

São muitas as preocupações diárias de quem cuida das questões financeiras de uma empresa, mas talvez nenhuma tire mais o sono do que a constante busca em garantir níveis ótimos de capital de giro. Mas por que a necessidade de capital de giro é tão importante para o varejo?

Para melhor entender o porquê da necessidade de capital de giro para os negócios, é importante relembrar o seu conceito. Capital de giro, também chamado de ativo circulante, é entendido como o recurso necessário que uma empresa precisa ter para a manutenção das suas atividades diárias. De forma prática, é compreendido por tudo aquilo que pode, no curto prazo, ser convertido em capital, como: dinheiro em caixa, disponibilidade em conta corrente, contas a receber e aplicações financeiras, por exemplo.

Desta maneira, a necessidade do capital de giro no varejo se dá diante do seu protagonismo para o fluxo de caixa da loja e por sua atuação na garantia do funcionamento da empresa, sem gerar novas dívidas ou obrigações financeiras. Por mais difícil que seja, é importante que o lojista busque sempre a adequação de suas vendas com a otimização das operações, tornando-as menos dispendiosas e mais efetivas.

_______________________________________________________

Gostou do nosso artigo? Esperamos que tenham ajudado a entender melhor sobre a necessidade de capital de giro e a importância e como adequá-lo à realidade da sua empresa.

Caso você queira conhecer mais estratégias sobre assuntos relacionados ao comércio, não deixe de acessar o nosso blog.