Movimento no comércio é intenso em Porto Alegre na véspera do feriado

Na véspera do feriado de Finados, o movimento no comércio do Centro Histórico de Porto Alegre e nos bancos foi intenso na manhã desta segunda-feira. As lojas localizadas na rua dos Andradas, Doutor Flores e Voluntários da Pátria e na avenida Borges de Medeiros abriram às 9h. Nas agências bancárias, que abriram às 10h, havia filas nas agências do Itaú, do Banrisul e da Caixa Econômica Federal localizadas na rua Sete de Setembro e na agência do Banrisul da praça da Alfândega. No comércio de rua, os clientes aproveitaram para conferir as promoções das lojas. No supermercado Zaffari, da rua dos Andradas, antes das 8h, horário da abertura do estabelecimento, já havia fila de clientes.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL/POA) informou que todos os protocolos sanitários seguem sendo cumpridos pelos lojistas. A dona de casa Denise Santos Moraes, que estava acompanhada da filha Anelise, disse que aproveitaria o comércio para conferir as promoções das lojas.

No horário do almoço, os bares e restaurantes localizados na rua dos Andradas e no Mercado Público apresentaram um movimento intenso. Dentro dos restaurantes não havia aglomeração e os clientes mantiveram um distanciamento social para realizar as refeições.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que nas cidades que não tiverem feriados municipais, os bancos abrem normalmente nesta segunda-feira. Não haverá atendimento nas agências bancárias no Dia de Finados, por se tratar de um feriado nacional. A orientação vale mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data.

As contas de consumo e os carnês com vencimento no dia 2 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira, dia 3. Nos casos em que os tributos não vêm com datas ajustadas ao calendário de feriado, a entidade orienta que o pagamento seja antecipado. As agências dos Correios estarão fechadas nesta terça-feira, dia 2 de novembro. Nesta segunda-feira, toda a rede dos Correios está aberta. As lotéricas localizadas no Centro Histórico abriram às 9h para o pagamento de contas e saque de dinheiro. Na terça-feira, os estabelecimentos estarão fechados.

A regra para a abertura das lojas de rua, dos shoppings e dos centros comerciais em feriados prevê a obrigatoriedade de acordo coletivo por parte das empresas que precisarem contar com o trabalho de funcionários. De acordo com a convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec/POA), as lojas da Capital poderão abrir nesta terça-feira, dia 2 de novembro, feriado de Finados. Quanto aos horários, as lojas de shoppings e de centros comerciais devem seguir as normas desses estabelecimentos. As lojas de rua possuem autonomia para decidir o período de abertura, sendo comum, no entanto, o funcionamento das 9h às 19h.

Fonte: Jornal Correio do Povo

Data

01 novembro 2021

Compartilhe