Inadimplência: especialistas destacam relação com a recuperação e a importância da política de crédito

Conceder crédito e reduzir os riscos de inadimplência são os temas centrais do terceiro episódio do Podcast C(on)versão

Elaborar uma política de crédito adequada, realizar concessões com maior assertividade e reduzir os riscos de inadimplência: estes foram os assuntos debatidos no terceiro episódio do Podcast C(on)versão, promovido pela CDL POA. O economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank, e a supervisora de cobranças das Lojas Colombo, Roberta Piccoli, sinalizaram algumas dicas para auxiliar os empreendedores na redução da inadimplência.  

“Quando falamos de crédito, temos que pensar em cobrança – pois não existe crédito sem risco. O crédito vai gerar risco pois o cliente pode hoje ter um potencial de pagamento e amanhã não ter mais, então precisamos de políticas de crédito muito alinhadas com a área de cobrança”, afirma Roberta. Segundo ela, crédito e cobrança precisam andar juntos. “Essa troca de informações é extremamente importante”, pontua.

De acordo com Frank, as empresas devem realizar análises completas sobre os riscos e os retornos, levando em consideração a concessão de recursos adequada, que permita ter um risco controlado. “É necessário definir uma régua de crédito adequada, com parâmetros bem estabelecidos, identificando o potencial cliente, bem como a estrutura de custos e receitas para alcançar os melhores resultados”, afirma.

Política de crédito e cobrança: setores devem andar juntos para minimizar a inadimplência

Roberta destaca que as empresas precisam revisitar as políticas de crédito e de cobrança frequentemente para verificar quais as melhores práticas para cada momento da economia. De acordo com Frank, é possível observar atualmente um aumento considerável no indicador de inadimplência no Brasil. 

“Temos uma situação em que a renda real dos trabalhadores está comprometida, muito por conta da  inflação que está corroendo o poder de compra dos salários dos trabalhadores. E o endividamento herdado do passado é uma situação delicada para a inadimplência. Não acredito que ela venha a explodir nos próximos meses, mas estamos observando de maneira consistente uma elevação desse indicador”, declara. 

O Podcast C(on)versão tem o objetivo de compartilhar conhecimento para fortalecer o ambiente de negócio. Na primeira temporada, o tema é crédito e terá a participação de especialistas para apresentar e debater sobre as principais tendências desse cenário. 

Gestão de carteira, inadimplência e inteligência no uso de dados são alguns dos assuntos a serem abordados. O terceiro episódio sobre inadimplência está disponível aqui.

Data

13 junho 2022

Compartilhe