Empregos em risco pela falta de trem na Região Metropolitana de Porto Alegre - CDL POA

Empregos em risco pela falta de trem na Região Metropolitana de Porto Alegre

A demora para o retorno do funcionamento do trem foi uma das grandes preocupações postas à coluna durante a apresentação do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, no centro de Porto Alegre. A colunista, Giane Guerra, conversou com o vice-presidente da CDL POA, Carlos Klein, e lojistas da região central para compreender o impacto no comércio com a falta deste serviço. Ele é essencial para recuperar a circulação de clientes da região. Com sua estrutura severamente atingida pela inundação, a previsão da Trensurb é de que as estações São Pedro, Rodoviária e Mercado Público retomem somente em 2025.

O lojista Samir Hack, com comércio na Rua Voluntários da Pátria, conta que 30% dos seus clientes usam trem. Dono da Banca do Holandês – centenária no Mercado Público -, Sérgio Lourenço disse que os mercadeiros falam até em corte de 150 a 200 empregos, o que representa cerca de 15% do total de trabalhadores do centro de compras, caso não tenha esse fluxo de consumidores.

Preocupação semelhante foi apresentada por Edemir Simonetti, vice-presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), que reabriu o restaurante do Chalé da Praça XV na sexta-feira e está de olho no fluxo de clientes para definir o horário de funcionamento.

O empresário e vice-presidente da CDL POA, Carlos Klein, concordou que pode se tornar uma demanda setorial do varejo. Cogitou já encaminhar à prefeitura pedido por uma linha de ônibus que faça o trajeto até o centro a partir de outra estação de trem que abra antes na Capital. Baldeação semelhante acontece dos pontos onde os trens já estão funcionando entre Novo Hamburgo e a estação Mathias Velho, em Canoas. Ônibus da Transcal complementam o trajeto, saindo da chegada dos trens e acessando Porto Alegre pelas avenidas Zaida Jarros e Farrapos, finalizando o trajeto no terminal do Viaduto da Conceição.

FICOU EVIDENTE QUE A IMPORTÂNCIA DO TREM PARA O CENTRO DE PORTO ALEGRE É SEMELHANTE À DO AEROPORTO PARA A ECONOMIA DO ESTADO.

Fonte: Jornal Zero Hora | Coluna Acerto de Contas

10 junho 2024