Economista da CDL POA prevê segundo semestre mais otimista

Economista da CDL POA prevê segundo semestre mais otimista

19

SETEMBRO, 2017

Notícias

Dados recentes apresentados nesta semana pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) dão novo ânimo ao empresariado local. O levantamento surpreendeu a muitos especialistas, por indicar que a economia gaúcha está com um desempenho mais otimista que a nacional. “Estes resultados confirmam a expectativa de recuperação da economia ainda neste ano. No entanto, o Rio Grande do Sul sofre em dobro, com uma grave crise política também no Estado. Ao menos, indicadores como os da FEE sinalizam que, gradualmente, esta situação poderá ser amenizada pela volta do crescimento econômico”, projetou o economista da CDL POA, Victor Sant’Ana.

De acordo com o economista, o resultado positivo do RS também demonstra que há uma dependência grande da agropecuária na recuperação da crise no Estado, já que esse setor acumulou crescimento de 11,7% no primeiro semestre, conforme a FEE. A indústria ainda apresentou queda, mas exibe uma desaceleração, que deve virar crescimento, nos próximos trimestres.

Comércio apresenta recuperação

O setor de serviços, por sua vez, já apresenta crescimento (0,3% no primeiro semestre), mas ainda muito próximo de zero. O comércio já está sentindo a mudança no clima da economia, pois comemora crescimento de 2,9% no segundo trimestre. O setor de veículos, partes e peças cresceu 15,1%, segundo a FEE, o que mostra uma mudança nesse segmento, até então muito prejudicado pela crise.

Data

19 setembro 2017

Compartilhe