Economia gaúcha se acomoda após o "V" da enchente - CDL POA

Economia gaúcha se acomoda após o “V” da enchente

Os indicadores do Banco Central apontam uma acomodação da economia gaúcha após o desempenho em “V” provocado pela enchente, quando a atividade despencou 7,8% em maio e subiu 8,9% em junho. Nos meses seguintes, o Índice de Atividade Econômica Regional do Rio Grande do Sul (IBCRRS) ficou assim: +1,6% em julho, -0,9% em agosto, +0,53% em setembro, +0,01% em outubro e +0,27% em novembro, último dado disponível.

Economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Oscar Frank observa que, apesar da acomodação, os dados são bons. A enchente veio após o auge da colheita de 2024 e impactou mais o PIB de áreas urbanas. O IBCRRS está 0,4% acima de abril, mês anterior à inundação.

– Além disso, a base do ano anterior foi baixa pelo impacto da estiagem. As medidas de apoio dos governos também foram essenciais para injetar dinheiro nos primeiros meses após a tragédia. Agora, a injeção de recursos novos caiu drasticamente, enquanto a antecipação de benefícios sociais e a carência de impostos terminou – comenta.

O crescimento acumulado de janeiro a novembro de 2024 fica em 4,3% sobre 2023.

Fonte: Zero Hora

Data

30 janeiro 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.