Domingo foi de lojas abertas e com grande fluxo


Domingo foi de lojas abertas e com grande fluxo

13


OUTUBRO, 2020

Notícias

Depois de três meses, os shopping centers, lojas de rua e restaurantes voltaram a abrir aos domingos em Porto Alegre, seguindo o novo decreto da prefeitura. Nos centros comerciais da Capital, mesmo com o feriadão, houve um forte fluxo de clientes. No Praia de Belas Shopping e no Bourbon Ipiranga, muitas pessoas aproveitaram o domingo para visitar lojas e fazer compras. Vários consumidores, especialmente famílias com filhos, aproveitaram a véspera do Dia das Crianças para adquirir presentes.

“Muitos anteciparam as compras, mas sempre tem quem deixa para a última hora”, afirma a gerente da loja Ri Happy do Praia de Belas Shopping, Noemi Piacini. Devido às limitações para ocupação de espaços, funcionários da loja controlavam a entrada de clientes na Ri Happy. O mesmo procedimento também ocorria na loja de brinquedos Superlegal, onde os consumidores formavam filas aguardando a saída de pessoas do lugar. Para entrar, era preciso passar álcool em gel nas mãos. De acordo com Noemi, um efeito da pandemia foi o aumento do ticket médio de preço dos presentes.

Para Paulo Kruse, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), a reabertura do comércio aos domingos na véspera dos Dias das Crianças ajudou a aumentar o otimismo para os resultados da data. “Houve um movimento de clientes muito bom durante tanto no sábado quanto no domingo. Nossa expectativa é alcançar um nível de vendas igual ao registrado no ano passado”, explica.

Estabelecimento não funcionavam na data desde julho

As lojas e restaurantes não funcionavam aos domingos desde o começo de julho, devido às restrições impostas para combater a pandemia de Covid-19. Apenas serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estavam abrindo. Agora, com o decreto da prefeitura publicado na quarta-feira (7), os setores estão liberados para funcionar todos os dias da semana. O decreto prevê que o comércio de rua pode abrir das 9h às 17h.

Os estabelecimentos de shoppings podem abrir das 12h às 20h que já era o horário antes da pandemia. Restaurantes, bares, padarias, lojas de conveniência, lancherias e similares podem funcionar das 6h às 23h, com um detalhe: o ingresso dos clientes tem de ocorrer até as 22h.

Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), a ampliação da abertura das lojas ajudará na recuperação do segmento. Segundo o presidente da entidade, Irio Piva, o funcionamento do comércio aos domingos é muito valoroso, especialmente, para ajudar a área de vestuário, que está trabalhando com cerca de 60% da sua normalidade, ou seja, com uma queda em torno de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. “Cada dia a mais de abertura ou aumento de horário ajuda na cobertura dos custos fixos das lojas, contribuindo para viabilizar as operações”, afirma.

Agora, a expectativa do comércio se volta para o retorno de funcionamento de alguns segmentos, como os cinemas e eventos, que estão paralisados desde março. Segundo Piva, as salas cinematográficas são responsáveis por um aumento de fluxo dentro dos shoppings e geram um melhor desempenho das lojas. “No caso dos eventos, eles ajudam o varejo por que, sem socialização, as pessoas reduzem a necessidade de consumo de vestuário. A retomada dessas atividades seria importante para o segmento de roupas e calçados”, explica.

Na sexta-feira, o governo do Estado divulgou um novo decreto liberando a operação de restaurantes com autosserviço (self service) e a realização de eventos corporativos de maior porte, bem como eventos sociais e culturais em teatros, auditórios e casas de espetáculos, com público sentado. A liberação ocorre em municípios que se localizam em regiões com bandeira laranja (risco epidemiológico médio) ou amarela (risco epidemiológico baixo) há pelo menos duas semanas consecutivas. Para o presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, os varejistas deverão agora começar negociações com o poder público para o retorno dos horários normais de funcionamento do comércio, com lojas de rua operando até às 19h e os shoppings das 10h às 22h.

Fonte: Jornal do Comércio – Economia

 

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

Data

13 outubro 2020

Compartilhe