Diretoria da CDL POA realiza reunião com a presença do ministro Onyx Lorenzoni

Na tarde desta quarta-feira (26), os membros da diretoria da CDL POA estiveram reunidos sob a liderança do presidente Irio Piva para debater assuntos pertinentes ao mercado empreendedor e os projetos realizados pela Entidade na última quinzena. No encontro, os empresários contaram com a presença do ministro do Trabalho e Previdência do Brasil, Onyx Lorenzoni, de sua esposa, Denise Veberling, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Rodrigo Lorenzoni, para um detalhamento das ações do governo federal que envolvem o varejo e para apresentar as necessidades do setor.

Dentre os temas em pauta, Irio Piva detalhou a participação da CDL POA na NRF 2022 e a relevância da Entidade estar presente na maior e mais tradicional Feira do varejo mundial, com o intuito de proporcionar ao mercado local todo o conhecimento adquirido na expedição. O presidente também reforçou o convite para o primeiro evento do calendário da Entidade, o ‘Pós-NRF 2022 – Acelere o seu negócio’, que será realizado na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, no Teatro Unisinos, às 18h30min, com a participação de especialistas do segmento que acompanharam a NRF neste ano.

Para a agenda governamental, a CDL POA preparou um breve estudo com sugestões para dinamizar o crescimento das empresas, apresentado pelo economista-chefe da Entidade, Oscar Frank. Na ocasião, fez-se considerações sobre os entraves para a transição entre regimes tributários – do Simples Nacional para a Categoria Geral – e propostas a respeito do que pode ser feito pelo governo federal. Dentre as iniciativas estão a atualização dos valores para enquadramento no Simples, uma ampla reforma tributária e a criação de uma nova categoria para empresas de médio porte. “Precisamos evoluir, para que não exista este abismo na migração de empresas. Esta é uma sugestão que pode ser aprimorada e ajustada, e que precisa ser acolhida para o desenvolvimento do mercado empreendedor”, salientou Frank.

O ministro Onyx Lorenzoni acolheu a proposta e enfatizou a relevância da reforma tributária para o progresso econômico e social do País: “Este é um sonho grande que compartilhamos. A necessidade da reforma tributária é iminente, impacta em diversos segmentos e, aqui, acaba por facilitar ou não a realização de negócios, o progresso de empresas, o crescimento econômico nacional, a geração de emprego e renda. Estar neste espaço, com bons debates, é motivador. Tenho ciência da relevância desses temas e tenham a certeza que, onde eu estiver, seguirei trabalhando pela resolução desses entraves”.

O presidente Irio Piva encerrou o encontro agradecendo a presença de todos e a disponibilidade das lideranças políticas em estarem atentos e abertos às necessidades do setor. “Queremos fazer parte da solução e não só apontar problemas, temos lançado soluções e atuado ativamente na busca por caminhos possíveis. Defendemos a liberdade para o trabalho e a produção do varejista e ficamos felizes em ver alinhamento entre os governos federal e estadual, e as ambições do setor. A CDL POA está seguirá de portas abertas. Mais uma vez, agradecemos a presença do Ministro Onyx e do secretário Rodrigo, nosso grande parceiro”, enfatizou o presidente.

Ainda, a comitiva realizou um tour às novas instalações da CDL POA no Centro Histórico de Porto Alegre, sob a condução do presidente da Entidade, Irio Piva, e do gestor Comercial, Paulo Borba.

Veja como foi o encontro:

Data

26 janeiro 2022

Compartilhe