Com a proximidade do Dia dos Namorados 2025, a CDL Porto Alegre realizou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo para a data. O estudo aponta que os porto-alegrenses devem gastar mais este ano, com um forte destaque para roupas, itens de perfumaria e acessórios. Em comparação com 2024, 32,3% dizem que o valor gasto será igual ao ano passado, 28,6% que será maior e 9,5% que será menor do que em 2024. A maioria dos presentes será destinada a cônjuges (46,5%), seguidos por ficantes (9,2%) e noivos (3,1%).
Principais Tendências de Presentes para o Dia dos Namorados 2025
- De acordo com a pesquisa, os presentes mais populares serão:
- Roupas (22%) – Principalmente para homens, que têm preferência pelo item.
- Perfumes e cosméticos (15,8%) – preferência das mulheres.
- Acessórios como bolsas e carteiras (10,9%) – interesse de ambos os sexos.
- Jantares fora (7,9%) e viagens (4,6%) – Experiências românticas ganham espaço.
Experiências Românticas em Alta
Além dos presentes tradicionais, 27% dos entrevistados planejam viagens ou passeios, sendo que 37,8% gastarão mais de R$ 1.000 nesse tipo de experiência. Jantares e motéis serão opção de 65,8% com investimento de R$ 100 a R$ 300 para a maioria.
Gastos e Formas de Pagamento
A maior parte dos consumidores (67,4%) pretende gastar entre R$ 100 e R$ 500 no presente principal. Homens tendem a investir menos (R$ 100 e R$ 200), enquanto mulheres estão mais propensas a comprar presentes na faixa de R$ 200 e R$ 500.
O cartão de crédito será o meio de pagamento mais usado (58,8%), com 34,5% das compras sendo parceladas. Apenas 10,9% pagarão em dinheiro.
Comportamento de Compra
A pesquisa revela que 44,4% dos consumidores irão comprar presentes apenas na semana do Dia dos Namorados, e 12,1% deixam para a véspera. As compras em lojas físicas (de rua e shoppings) somam 60,2% da preferência, com o e-commerce com 31,9%.
Para o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, “os lojistas devem preparar sua estratégia para atender o aumento de vendas na semana e na véspera do Dia dos Namorados. Além disso, oferecer experiências e pacotes românticos podem contribuir com o aumento dos negócios para esta data especial, o que pode contribuir, inclusive, com a fidelização do cliente”
A pesquisa de Dia dos Namorados da CDL Porto Alegre pode ser acessada na íntegra pelo site da CDL POA.