O Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, legitima os direitos dos consumidores à segurança, à informação, à escolha e a serem ouvidos. No Brasil, estão protegidos pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. O consumidor está no centro das estratégias de negócios da CDL POA durante todo o ano e, para isso, a Entidade disponibiliza o Centro de Atendimento ao Consumidor, o CEACON, onde é possível realizar consultas do CPF ao SCPC, negociar dívidas e registrar a perda de documentos.
Além do atendimento presencial no CEACON, de segunda a sexta, a CDL POA disponibiliza o canal “Me Conta Renê”, na rede social Instagram. Com uma linguagem mais informal e espontânea, o assistente virtual oferece um conteúdo com dicas de educação financeira e de temas que abordam o universo do crédito, com a finalidade de estimular a adequação das finanças pessoais.
A CDL POA também realiza outras ações anuais voltadas para o consumidor. É o caso do Super Feirão Zero Dívidas no mês de outubro. Na edição de 2021, foram contabilizadas um número superior a 21 mil consultas, em mais de 200 cidades gaúchas. A Campanha acessou mais de 10 mil registros negativados, que correspondem a cerca de R$ 8 milhões em dívidas ativas encaminhadas para negociação com as empresas credoras. O Super Feirão Zero Dívida é uma campanha que estimula a saúde financeira das famílias e a recuperação de crédito.
Outra ação da Entidade que beneficia o consumidor é o Liquida Porto Alegre, a tradicional liquidação em fevereiro, que há 25 edições conta com a adesão de lojistas e consumidores da Capital. Neste ano, o Liquida obteve uma adesão de mais quase 5 mil lojistas e esteve presente em 85 bairros de Porto Alegre, proporcionando bons descontos aos consumidores.
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