Destaques Econômicos CDL POA - CDL POA

Destaques Econômicos CDL POA

Relatório FOCUS: as últimas previsões para a economia brasileira

Projeções para o Brasil*
(Unidades: descritas na tabela)

Fonte: Banco Central do Brasil / Relatório FOCUS (06/06/2025). *Mediana. Elaboração: AE/CDL POA..

A principal mudança na presente edição abrangeu a elevação do PIB antevisto para 2025 (de +2,13% para +2,18%). É bem verdade que tivemos uma surpresa baixista no tocante ao desempenho da indústria em abril. De acordo com o IBGE, o volume ofertado pelo parque fabril subiu +0,1% contra março, na série com ajuste sazonal, enquanto os agentes de mercado sondados pelo Broadcast+ estimavam +0,5%.

Vale ressaltar que a revisão para cima do crescimento do Produto Interno Bruto ocorreu a partir da quinta-feira (05). O dia ficou marcado pelo relato de uma conversa por telefone entre os mandatários da China e dos Estados Unidos, que concordaram com novas tratativas para avançar nos parâmetros balizadores do comércio entre as duas nações. Como resultado, houve uma redução da aversão ao risco diante da perspectiva de enfraquecimento do protecionismo, o que naturalmente contribui para a melhora da demanda externa global. O real respondeu positivamente, com apreciação em comparação com o dólar.

Por sua vez, o IPCA previsto para 2025 caiu de +5,46% para +5,44%, em linha com a diminuição do prognóstico do índice para o mês de maio (+0,39% para +0,37%). É possível que a alteração tenha sido deflagrada pelo IPC-S, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, que mostrou desaceleração na passagem da terceira (+0,39%) para a quarta quadrissemana de maio (+0,34%).

Outro aspecto relevante envolveu a espera por medidas do Governo Federal para evitar, ao menos em parte, o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Conforme sites de notícias, as compensações dizem respeito à tributação adicional das bets, à cobrança de IR em determinados instrumentos de renda fixa que hoje são isentos, como LCI’s e LCA’s, ao incremento da CSLL para fintechs e à proposição do corte de subsídios não constitucionais em pelo menos 10%.

Por fim, ganhou força ao longo dos últimos dias o cenário de acréscimo residual da Taxa SELIC (+0,25 ponto percentual) no encontro do COPOM a ser realizado entre 17 e 18 de junho. As opções transacionadas junto à B3 trazem as apostas dos investidores com relação à decisão, de tal sorte que o panorama de manutenção em 14,75% ao ano deixou de ser majoritário, com apenas 26,5% de chance.

Probabilidades para a reunião do COPOM de 17 e 18 de junho com base nas opções negociadas na B3
(Em %)

Fonte: B3. Elaboração: AE/CDL POA..

Duas hipóteses ajudam a explicar o fenômeno. Em primeiro lugar, Gabriel Galípolo, Presidente do BC, declarou publicamente que o Comitê ainda discutirá o ciclo de alta dos juros básicos. Em segundo, termômetros como a PNAD e o CAGED de abril corroboraram com o quadro de aquecimento significativo do emprego.

Análise da PNAD e do Novo CAGED – abril de 2025

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD): Brasil

→ A taxa de desocupação caiu de 7,0% para 6,6% na passagem do trimestre móvel encerrado em março para o de abril;

•  Estatística veio abaixo, inclusive, do piso entre as previsões dos especialistas sondados pelo Broadcast+ (6,7%);

•  Conforme a G5 Partners, a taxa de desemprego com ajuste sazonal saiu de 6,4% para 6,1%;

· Trata-se da segunda oportunidade consecutiva em que a mínima do levantamento iniciado em 2012 é renovada;

→ Já a taxa de informalidade apresentou o sexto declínio ininterrupto (de 38,0% para 37,9%);

• Patamar remete ao terceiro trimestre de 2020, quando a pandemia de COVID-19 provocou impacto consideravelmente maior sobre a mão de obra sem carteira assinada em comparação com os formalizados;

→ Por sua vez, a massa salarial registrou avanço de +5,9% contra a janela correspondente de 2024 em termos reais, ou seja, acima da inflação;

• Ainda que permaneça expressivo, o ritmo é o menor nessa métrica desde dezembro de 2023;

Novo CAGED: Brasil

→ A diferença entre recrutamentos e demissões totalizou 257,5 mil em abril, superando, e muito, a mediana dos prognósticos obtidos pelo Broadcast+ (+170,5 mil);

Avaliação: os termômetros reforçam a perspectiva de que o consumo das famílias continuará sendo o principal vetor de crescimento do PIB no curto prazo e corroboram com um quadro de desaquecimento apenas gradual do nível de atividade. Todavia, as pressões de demanda resultantes, somadas ao conjunto de estímulos do Governo Federal, diminuem a potência da política monetária, tornando mais difícil o processo de convergência do índice oficial de preços (IPCA) para a meta de 3,0%.

Detalhamento do Novo CAGED para o Rio Grande do Sul

→ A geração líquida de postos alcançou +8.678 no território gaúcho em abril de 2025, o que representa um decréscimo de 34,0% no confronto com o período equivalente de 2024 (+13.151);

Saldo do CAGED – por CNAE 2.0 – Rio Grande do Sul
(em unidades)

Fonte: Ministério do Trabalho. Elaboração: AE/CDL POA.

É necessário ter cautela com a interpretação de um único dado. Porém, o comportamento recente da série histórica em relação ao mesmo intervalo de 2024 fornece indícios de uma certa perda de tração do mercado de trabalho nos dois últimos meses, dentro de um cenário que é consistente com a desaceleração da economia como um todo.

O fenômeno é motivado provavelmente pelo desempenho negativo da safra de soja (expectativa de queda na produção de 27,3% ante 2024), que acaba transbordando para outros ramos em diversas regiões no estado. Determinadas adversidades na indústria, como as paralisações da fábrica da GM em Gravataí e o recuo significativo no volume de tabaco, também constituem possíveis causas. 

Data

10 junho 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.