Conheça os tipos de fraude mais comuns e saiba como se proteger

Descubra quais são os tipos de fraude mais comuns e conheça formas de proteger você e seu negócio desses riscos! Confira.

Com a presença da tecnologia em todos os aspectos da nossa vida, além de termos acesso a muitas facilidades, infelizmente também ficamos vulneráveis a uma grande quantidade de fraudes e golpes que representam perigo para pessoas físicas e jurídicas.

Acompanhe o texto para conhecer alguns dos mais comuns e saber como se prevenir! Boa leitura!

O que é uma fraude?

O dicionário Michaelis define a palavra como: ato de má-fé que tem por objetivo fraudar ou ludibriar alguém; mentira ardilosa; entrada ilegal de produtos estrangeiros em um país; ato de falsificar documentos, marcas e produtos.

São golpes complexos, geralmente visando objetivos financeiros, que podem causar prejuízos e danos à imagem de uma empresa. Segundo o que está previsto no artigo 171 do Código Penal Brasil, diversos tipos de atividades ilegais configuram como fraude.

Quais são os tipos mais comuns?

Existem diversas formas de cometer esse ato ilícito. Veja as mais frequentes.

Boletos falsos: essa forma de manipulação vai desde a alteração do código de barras original até a criação de sites falsos, que possibilitam o download de um boleto de pagamento.

Uso da identidade de outra pessoa: o criminoso se passa por outra pessoa e realiza compras em seu nome. Geralmente, o dono dos dados consegue identificar a transação não autorizada e recebe seu estorno, mas o comerciante nem sempre consegue recuperar seu prejuízo, já que o produto ou serviço já foi vendido.

Phishing: trata-se da falsificação de websites para captar dados pessoais. Alguns golpes desse tipo chegam a ser bastante elaborados, com a criação de um e-commerce totalmente falso, apenas para coletar informações bancárias e ter acesso às contas das vítimas.

Fraude de cartão de crédito: a partir dos dados coletados em um site falso, ou usando um cartão roubado ou furtado, o criminoso realiza compras em nome do dono da conta bancária. É outro caso onde geralmente o consumidor consegue receber seu dinheiro de volta, mas o lojista pode sair no prejuízo, especialmente se já enviou o produto para o endereço informado.

Como me proteger de fraudes?

Existem diversas formas, desde atitudes simples que podem tornar seu dia a dia mais seguro, até ferramentas próprias para defender seu negócio de criminosos. Confira algumas!

Verificação de informações: contar com uma ferramenta de banco de dados para checar as informações dos clientes é essencial para qualquer comércio, sendo uma atitude importantíssima para evitar fraudes.

Sistema antifraude: esse tipo de software identifica e bloqueia transações potencialmente fraudulentas, já que conta com inteligência artificial que reconhece o padrão de comportamento de clientes verídicos.

Assista ao vídeo e saiba como evitar fraudes na hora de cadastrar um novo cliente:

Conte com a CDL para a gestão do seu comércio

Oferecemos diversas soluções que podem te ajudar a gerir melhor todos os aspectos da sua empresa! Saiba mais aqui.

21 dezembro 2021