Conheça as principais razões para inadimplência

As razões para a inadimplência dos clientes variam e a falta de pagamento acaba prejudicando o lojista. Quer saber as principais causas para isso? Leia mais!

As razões para a inadimplência por parte dos clientes são inúmeras. O fato é que este problema é um dos grandes responsáveis por trazer prejuízos aos lojistas, já que não se consegue obter uma recuperação de crédito sobre os produtos vendidos.

Para que entenda melhor como evitar a falta de recebimento das parcelas e não prejudicar o caixa da sua loja, separamos alguns dos principais motivos para um cliente se tornar inadimplente. Acompanhe!

Quando acontece a inadimplência?

Quando um cliente realiza a compra de um ou mais produtos em sua loja, mas não efetua o pagamento à vista, são feitas parcelas do valor total do que ele deseja adquirir.

Dessa forma, o valor integral é dividido em valores menores, com ou sem juros, para ser pago de forma mensal. Contudo, quando há o descumprimento desses pagamentos por parte do cliente dentro da data prevista, isso é caracterizado como inadimplência.

Sendo assim, inicia-se um processo de negociação entre a loja e o consumidor, a fim de entender melhor a situação que culminou na falta de pagamento e oferecer as condições necessárias para que a pessoa quite sua dívida.

Caso a pendência não seja resolvida dentro de um prazo determinado pelo lojista, o cliente terá seu nome negativado. Isso faz com que seu crédito seja bloqueado e impede que ele realize novas compras parceladas, seja no seu estabelecimento ou em qualquer outro que possua um sistema de análise de crédito.

Quais as diferenças entre inadimplência e adimplência?

Em resumo, o termo “adimplência” representa exatamente o oposto de ser inadimplente. Os clientes adimplentes são aqueles que cumprem com todas as suas obrigações financeiras, realizando os pagamentos das dívidas.

Portanto, valorize ainda mais os clientes que mantêm todas as obrigações acordadas com a sua loja no momento da compra.

Conheça as razões para a inadimplência

Agora que você já sabe o que são clientes adimplentes e inadimplentes, vamos mostrar alguns dos principais motivos que levam o consumidor a não manter o pagamento da sua dívida em dia. Confira!

  1. Situação econômica no país: um dos grandes motivos que levam à inadimplência é a situação econômica/financeira enfrentada no Brasil. Com o aumento das taxas de desemprego, manter todos os pagamentos em dia está se tornando uma tarefa cada vez mais difícil.
  1. Emprestar o crédito a terceiros: uma prática bastante comum é a de uma pessoa com o crédito “limpo” emprestá-lo para outra que já está endividada ou não possui um limite muito alto para compras. Isso faz com que, caso a pessoa para quem o “nome” foi emprestado decidir não realizar os pagamentos da forma correta, ambas se tornem inadimplentes.
  1. Falta de planejamento: alguém que não tem muito conhecimento sobre educação financeira perde de forma mais fácil o controle sobre seu orçamento. Na maioria das vezes, realiza compras por impulso e, posteriormente, percebe seu erro na hora de realizar o pagamento das parcelas, se dando conta de que aquilo que recebe não é suficiente para cobrir o que gasta.
  1. Atraso ou redução de salários: muitas jornadas de trabalho acabaram sendo reduzidas ou o pagamento dos salários atrasando. Consequentemente, os pagamentos de todas as dívidas também tiveram que ser postergados.
  1. Problemas de saúde: algo que infelizmente ninguém está livre é ter algum problema de saúde ou casos com familiares ou amigos próximos. Muitas vezes, o gasto com o tratamento, consultas a médicos, entre outras coisas, faz com que a pessoa fique endividada e não tenha como pagar suas contas dentro do prazo.

Independente do motivo que leva um cliente a se tornar inadimplente, cabe ao lojista sempre optar por uma abordagem amigável na hora de realizar a cobrança. Tenha empatia pelo consumidor e busque entender seus motivos para o atraso na quitação dos valores.

E não se esqueça de que você pode contar com a CDL POA para ajudar a sua empresa a lidar melhor com a inadimplência.

Quer ler mais conteúdos como este? Continue acompanhando as novidades em nosso blog!

 

Data

27 dezembro 2021

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